Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Feirante

25 de agosto: conheça a data em que se comemora o Dia do Feirante

Dia do Feirante

Anualmente celebra-se no dia 25 de agosto o Dia do Feirante. Os feirantes, que estão espalhados por todo o país e são peça importante na economia regional e nacional, são os profissionais que trabalham com produtos da agricultura, levando os alimentos até nossas mesas.

Durante essa data são organizadas feiras e festas em homenagem aos feirantes em algumas regiões do país. Para saber mais sobre a origem dessa data e a importância dessa profissão, continue a leitura!

Origem do Dia do Feirante

A data foi escolhida para homenagear a primeira feira livre, que contou com 26 feirantes e aconteceu em 25 de agosto de 1914, no Largo General Osório, em São Paulo. Na época, Washington Luís era o prefeito de São Paulo e oficializou as feiras livres no Brasil, a partir do ato 625.

Os agricultores da época, que em maioria eram imigrantes portugueses, não sabiam muito bem que destino dar para os produtos que não tinham sido comercializados nos empórios e mercearias. Porém, com o incentivo da prefeitura da cidade, os produtos que sobravam eram facilmente vendidos diretamente para os clientes e por preços mais baixos.

As primeiras feiras vendiam apenas produtos alimentícios, frutas, verduras e legumes, mas com o passar do tempo e o aumento da freguesia, alguns comerciantes começaram a levar outros produtos para a feira, como roupas, calçados, salgados, artesanato e, em geral, tudo o que era de serventia para a população.

Com todo esse avanço, não demorou muito para a prática se popularizar. Na segunda feira realizada, no Largo do Arouche, o evento já contou com 116 feirantes. De lá para cá, foram criadas leis em alguns municípios brasileiros que garantem os direitos e deveres das feiras livres.

Importância do feirante

O feirante desempenha um importante papel para o consumidor que busca alimentos frescos e preços mais em conta ao seu orçamento, já que oferece às pessoas a chance de comparar preços sem precisar se deslocar muito para isso, bastando andar alguns metros até a próxima barraca.

Por isso, é comum que, nas cidades do interior brasileiro, as feiras livres sejam tratadas pelas famílias locais como uma das mais importantes formas de abastecimento de alimentos, por causa do baixo preço e até mesmo pelos costumes da região. Para muitos, frequentar a feira é também um momento de lazer.

Normalmente os funcionários das barracas são membros de uma única família, que vive em uma cultura na qual, de geração em geração, vai sendo passado o costume de plantar, colher e comercializar para garantir o sustento da casa.

O que é necessário para se tornar um feirante

Fazer um bom planejamento, assim como ter a estrutura correta, é determinante para que a atividade seja colocada em prática o mais rápido possível e com o máximo de eficiência.

Se você é um feirante ou deseja se tornar um, confira quais são os elementos que exigem a sua atenção.

Planejamento

Se você quer ter sucesso, independentemente de sua profissão, você deve ter um bom planejamento. Então, é indispensável elaborar um bom plano para a sua atuação no bairro ou na cidade.

É importante decidir, por exemplo, qual margem de lucro você busca em suas vendas, a forma de atendimento, qual será seu público-alvo, entre outros detalhes. Lembre-se também de colocar um nome em sua barraca e pensar na construção de uma identidade, para sair à frente dos concorrentes.

Produtos

Em seguida, pense nos itens que serão oferecidos aos clientes. Comece analisando qual será o público, o que ele consome e quais suas maiores necessidades. Um mercado consumidor que está em busca de uma alimentação muito saudável, por exemplo, provavelmente estará disposto a comprar orgânicos.

Não se esqueça de definir a combinação de produtos. Se optar por vender frutas, pense em separar as melhores da estação ou as mais procuradas. Já se o foco for a alimentação natural, traga também verduras, hortaliças e legumes.

Barraca

Partindo para o plano de ação, é essencial possuir uma boa barraca. Isso depende de vários fatores, e a capacidade de investimento é o principal. Dependendo do seu orçamento, defina questões como o material e o tamanho da barraca. Na hora da decisão, é preciso analisar o tipo de público, o espaço disponível, a montagem e o transporte.

Após definir esses elementos, planeje a cobertura. É crucial que os produtos fiquem abrigados e que os clientes tenham uma boa experiência. Por isso, é indispensável contar com uma boa lona de feira. Além de ser resistente e impermeável, ela deve ser da cor certa para combinar com a sua atuação.

Fornecedores

Todo bom feirante conta com bons fornecedores. Para conquistar a preferência dos clientes, isso será um diferencial e vai ajudar a garantir qualidade, diferenciação e satisfação.

Portanto, faça uma busca para encontrar os fornecedores certos para sua barraca. Em algumas cidades, o melhor é buscar produtores locais renomados, no entanto, em outras a melhor opção é recorrer a um centro de abastecimento. O recomendado é conhecer a procedência para ter a garantia da oferta adequada.

É importante conseguir fechar boas negociações. Dessa forma, você consegue aumentar seu lucro sem sacrificar o preço ou a qualidade.

Local

Finalmente, é preciso ter um local para a sua barraca. Nesse caso, o ideal é fazer um estudo das feiras na cidade e identificar quais são as melhores possibilidades para você.

Depois, procure os responsáveis pela feira, para se informar sobre como funciona a participação. Alguns locais exigem apenas um cadastro, enquanto outros são mais rigorosos e pedem atributos mais completos. Após a finalização dessa etapa, está tudo pronto para você atuar no ponto adequado e aproximar e fidelizar os clientes.

Ao ter conhecimento do Dia do Feirante, da sua importância e sua história, notamos como essa profissão é crucial não só para a economia local, mas também para os cidadãos que buscam na feira alimentos frescos, preço baixo e uma alimentação saudável. Então, devemos valorizar cada vez mais o feirante, que tem extrema importância em nossa vida.

Se este conteúdo foi útil para você aprender sobre a importância desse profissional e a origem do Dia do Feirante, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Powered by Rock Convert