Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Lonas

3 erros comuns ao comprar a lona para carreteiro

lona para carreteiro

Se você trabalha com transporte de mercadorias sabe que a lona para carreteiro é um item fundamental, pois serve para proteger a carga e impedir que ela caia ou se solte na pista, provocando acidentes.

A falta do uso da lona pode gerar penalidades para o motorista. Segundo o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido andar com algo derramando, arrastando ou sendo lançado do veículo na via.

Apesar da importância da lona para carreteiro, muitos caminhoneiros cometem erros na hora de comprar esse item. Por isso, listamos os principais cuidados que você deve tomar na hora de adquirir a sua lona. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Qual é a importância da lona para carreteiro?

Existem diferentes tipos de lonas, dos mais variados tamanhos e materiais. A lona ideal vai variar de acordo com a carga e com o tamanho da carreta.

De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAM) n.º 618, é proibida a movimentação de veículos de carga sem lonas ou telas protetoras em vias de tráfego. A medida busca evitar o derramamento ou a queda de mercadorias nas vias.

Além disso, é importante cobrir todo o carregamento para evitar que ele escape e caia, causando acidentes e prejuízos para o caminhoneiro. De acordo com o artigo 231 do CTB, a multa por lançamento nas vias é de R$ 191,54 e 7 pontos na carteira.

Como medida administrativa, o caminhoneiro ainda poderá ter o veículo retido, até que sejam providenciados os materiais necessários para a sua regularização. Além disso, pode ter a carga apreendida, ou em casos de excesso, transbordo da mercadoria.

Para garantir a segurança da carga, é recomendado utilizar a lona no tamanho adequado e as cordas usadas para amarração apropriada para o tipo de material da lona. Essas são formas de evitar problemas no conjunto do produto.

O uso das lonas para carreteiros também evita que a carga sofra algum tipo de dano em consequência da chuva, da umidade, do calor, da oxidação, entre outras situações que possam comprometer a mercadoria.

Quais são os erros mais comuns em relação à lona para carreteiro?

Agora que você já sabe qual é a importância de usar a lona no transporte de cargas, é preciso atentar-se aos principais erros que você deve evitar na hora de comprar a cobertura para o seu caminhão.

1. Pensar apenas no preço

Escolher a lona somente pelo preço é um dos maiores erros que o caminhoneiro pode cometer. A cobertura escolhida para a sua carga deve ser de boa qualidade e resistente às mudanças climáticas e a impactos. Não tem nada mais frustrante do que ver a lona rasgar após pouco tempo de uso.

Por isso, o melhor é desembolsar um valor maior e adquirir um produto bom, que vai ter durabilidade e, consequentemente, gerar uma economia no final das contas — já que você não vai ter a necessidade de trocar a lona com frequência.

Pense sempre que a lona deve ser de ótima qualidade para que você possa oferecer um serviço diferenciado, com segurança e garantia de que a carga será entregue nas mesmas condições em que foi recebida.

2. Escolher o material errado

As lonas são bem diferentes. O material de cada uma varia de acordo com o modelo e o tamanho do caminhão, além da carga a ser transportada. Outro ponto importante é a distância e o clima do local para onde será feito o frete, pois o material precisa ter grande resistência e durabilidade.

Se você trabalha com o transporte de pedras, grãos, areia ou outros materiais desse tipo, deve investir em lonas de PVC. Esse tipo de material é o mais indicado por ter um plastificante especial que facilita a lavagem da lona e dificulta o acúmulo de sujeira.

Se você carrega produtos como verduras as lonas de algodão são mais recomendadas. Além de ser impermeável, esse tipo de material permite a transpiração da carga, evitando o aquecimento e a umidade.

3. Não escolher bons fornecedores

A maioria dos materiais necessários para segurança da carga envolvem um custo alto. Por isso, o ideal nunca é comprar logo de cara com o primeiro fornecedor. Procure outras opções, analise o custo-benefício e peça indicação para outros motoristas.

Outra dica é procurar lojas especializadas. Dessa forma você vai ter a garantia de que o produto será de qualidade. Faça uma busca pela internet, pesquise as opções de materiais e veja quais são as lojas que os oferecem.

Ao comprar a lona para carreteiro em uma loja especializada, você tem a certeza de que esse produto é resultado de estudos em relação ao formato, à fórmula, à espessura, à flexibilidade e ao acabamento.

Quais são os riscos de usar a lona errada?

Utilizar uma lona errada de baixa qualidade compromete a sua carga e gera prejuízos — ao pegar um frete, o material transportado, sua segurança e proteção passam a ser responsabilidade do caminhoneiro.

Caso a carga sofra algum dano, você pode ser multado pelos órgãos de regularização de transporte de cargas, bem como ter que pagar para a empresa dona do material. Por isso é importante escolher a lona correta. Correr riscos por conta uma falsa economia pode comprometer todo o seu serviço.

Utilizar a lona para carreteiro adequada e de boa qualidade no seu veículo mostra que você não está apenas interessado no valor que vai receber após a entrega do carregamento, mas que se preocupa com a qualidade do serviço prestado.

A melhor forma de garantir que a carga será entregue nas mesmas condições em que foi recebida é fazendo uso da lona. A Sansuy oferece lonas variadas, que atendem às necessidades de todos os tipos de cargas e caminhões. Além disso, oferece garantias, atendimento técnico e ótimos preços.

Agora que você já sabe quais são os principais erros a serem evitados na hora de comprar a lona para carreteiro, conheça os produtos oferecidos pela Sansuy. Basta acessar a seção de lonas no nosso site!