Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

4 melhores maneiras de combater o sono ao dirigir

sono ao dirigir

Nada menos que um a cada cinco acidentes de trânsito ocorre por sonolência do motorista. E, mesmo assim, dois entre cinco motoristas admitem já ter ziguezagueado na estrada em função de sentirem sono ao dirigir. Além disso, três em cada cinco condutores afirmam assumir o volante após noites mal dormidas.

Os dados acima foram apurados em uma pesquisa da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e retratam a realidade do trânsito no país. Os números são preocupantes, especialmente levando-se em conta que os efeitos do sono sobre um condutor são comparáveis aos do consumo de bebidas alcoólicas.

Para evitar esse tipo de situação, que coloca não apenas o condutor como outras pessoas em um sério risco de sofrerem um acidente, continue a leitura do artigo e veja as quatro dicas que preparamos. Boa leitura!

1. Durma bem à noite

Visão turva, bocejos constantes, dificuldade de manter os olhos abertos e cabeça que não para de balançar. Esses são apenas alguns sinais de que o sono está chegando e é hora de o corpo descansar.

A primeira e principal dica para evitar acidentes de trânsito em função da sonolência é também a mais simples: durma — e durma bem. Os benefícios de uma noite bem-dormida são muitos e impactam a saúde por completo. Confira, a seguir, algumas recomendações para dormir bem e ter um dia produtivo.

Alimentação

alimentação impacta a qualidade do sono, especialmente as refeições feitas à noite. A recomendação é de se alimentar, no máximo, 40 minutos antes de ir dormir. Além disso, o consumo de proteínas magras (como peito de frango, ovos, leite desnatado, iogurte natural ou queijo sem gorduras) e de alimentos ricos em magnésio (como uvas, bananas, granola, amendoim, peixes, batata, couve, entre outros) é considerado ideal nesse horário.

Banho quente

O banho tem impacto direto na temperatura do corpo, deixando-o mais relaxado e pronto para cair em um sono profundo, capaz de restabelecer as energias de qualquer pessoa.

Celular

Evite levar o celular para a cama e, até mesmo, deixá-lo no quarto. A iluminação da tela, acionada a cada nova notificação, prejudica a qualidade do sono de qualquer um, impedindo o restabelecimento completo do organismo após um dia de trabalho e preocupações.

Leitura

Precisa de entretenimento antes de, finalmente, cair no sono? Troque as telas por um bom livro. A leitura é um hábito relaxante que, se for colocado em prática todas as noites, acostumará o organismo a descansar sempre nos mesmos horários.

2. Evite dirigir após consumir remédios

O consumo de medicamentos simples e corriqueiros do dia a dia, como aquele analgésico para dor de cabeça e remédios para enjoo, por exemplo, podem afetar o organismo a ponto de trazerem uma forte sonolência, mesmo em horários nos quais não se está acostumado a dormir. Isso pode ser um risco a quem dirige.

Guia completo para ter segurança das estradasPowered by Rock Convert

Além disso, o uso de remédios específicos para tratamentos de saúde, mesmo que receitados por um médico, pode deixar o paciente com mais sono do que o normal. É importante ler a bula e verificar se aqueles bocejos e a sensação de olhos pesados no meio do dia de trabalho são um efeito colateral. E, o mais importante: evitar a direção enquanto o tratamento não terminar ou, pelo menos, os sintomas de sonolência desaparecerem.

3. Dirija durante o dia

Estudos da ABN já mencionados também deixaram claro o quanto o sono ao dirigir afeta mais os motoristas durante a noite. Apesar de o horário logo após o almoço também estar entre os mais perigosos, o período noturno é, sem dúvida, o mais arriscado.

Confira os períodos de maior risco de cair no sono enquanto se dirige:

  • das 12h40 às 14h;
  • das 22h às 6h;
  • o horário mais crítico vai das 3h30 às 5h30.

Outra vantagem de dirigir durante o dia é o de fazer paradas para descansar e aproveitar o trajeto da melhor forma. A recomendação é para que, a cada 200 km rodados ou duas horas de direção ininterrupta, os motoristas façam uma pausa para descansar.

Enquanto o sol ainda está de pé, essas paradas podem ser aproveitadas para curtir a natureza encontrada à beira da estrada, conhecer a gastronomia da região (sem exageros, é claro) e outras atrações. Tudo isso ao mesmo tempo em que se descansa o corpo e a mente do período intenso de concentração ao volante.

4. Pare o veículo se sentir sono ao dirigir

Entre as “soluções” mais comuns para motoristas que sentem sono ao dirigir estão ingerir muito café, colocar o som no último volume, abrir as janelas ou ligar o condicionador de ar do veículo. Tem-se a sensação de que essas medidas espantam o sono, porém a verdade é que é simplesmente impossível “mandá-lo embora”.

Apesar de que um café forte ou ouvir a sua música preferida, de fato, possam deixar o condutor mais focado durante alguns minutos, mas, logo depois, a sonolência retorna com ainda mais força. O único jeito de parar de sentir sono é, realmente, estacionar o veículo e descansar um pouco.

Outro risco é o de prejudicar a saúde com o uso constante de cafeína, anfetaminas ou outras substâncias que venham a ser ingeridas para evitar dormir ao volante. Além de não resolver o problema, quem adere a esse tipo de prática ainda pode acabar agravando a sensação de fadiga, criar uma relação de dependência com esse tipo de substância e, ainda, adquirir um distúrbio de sono.

Por isso, quando a sensação de sono ao dirigir surge na estrada, é preciso ficar atento à segurança. Procure um local seguro (como um posto de gasolina aberto 24 horas) ou um restaurante com estacionamento para descansar um pouco. Essa é a única forma de recuperar as energias e, enfim, retornar à estrada com segurança.

Gostou do nosso artigo? Com essas dicas, você terá uma relação mais saudável com o seu próprio corpo e, é claro, com a direção. No entanto, caso a profissão exija que você dirija à noite, confira outro texto em nosso blog, com dicas para rodar nesse horário.

 

E-book: Caminhoneiro - saiba o passo a passo para se tornar um microempreendedor individualPowered by Rock Convert