Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Feirante

5 dicas de como economizar dinheiro para investir no negócio

Em busca de boas dicas de como economizar dinheiro? Ter boas práticas com suas finanças é de grande ajuda para que você consiga investir mais e melhor no seu negócio. Assim, a tendência é que ele se desenvolva e tenha um crescimento para, com o passar do tempo, gerar mais lucro.

O problema é que são poucas pessoas que realmente mantêm disciplina com o dinheiro. Não basta apenas gastar menos do que se ganha, também é fundamental ter um controle de entrada e saída, planejar seus custos, organizar o estoque e muito mais. Além de fechar o mês no verde, é importante investir de volta no próprio negócio!

Neste post você verá 5 dicas valiosas que ajudarão a economizar dinheiro para aplicar de volta na sua atividade profissional. Confira!

1. Separe as finanças do negócio das finanças pessoais

Quando se tem um negócio de menor porte, misturar os orçamentos é um erro muito comum. Lembre-se de que o seu dinheiro não pode ser o mesmo da sua profissão. É a partir dela que você tem o lucro, mas somente essa parcela dos valores é para seu uso. Da mesma forma, o que é para os seus custos não pode ser usado para cobrir despesas do negócio.

É tudo uma questão de organização! Suas finanças pessoais são para alimentação, moradia, custos médicos, lazer e para sua reserva pessoal. O seu negócio precisa ter seus próprios valores e seu caixa para custear as despesas com materiais, produtos e o que mais for necessário.

Misturar tudo pode ser um problema! Em determinado momento, sem a organização, você não saberá mais o que é de uso pessoal e o que é para fazer o seu negócio funcionar.

2. Tenha uma reserva de capital de giro

Por inexperiência, muitos pequenos produtores e empresários esquecem de formar um capital de giro, ou seja, um valor de reserva que ficará à disposição do negócio. Uma das nossas principais dicas de como economizar dinheiro é justamente orientar para que, o mais rápido possível, esse capital seja preservado.

Mensal ou semanalmente, uma parte dos rendimentos do seu negócio deve ser destinada para custear seu funcionamento. Esse dinheiro será usado para a compra de materiais, de produto, para arcar com custos de manutenção, de deslocamento e o que mais for necessário. Ter esse capital guardado é fundamental para que o negócio se sustente.

O capital de giro é uma exigência para quem tem seu negócio e quer vê-lo sempre saudável, capaz de se manter e principalmente, sempre rendendo bons lucros!

3. Planeje seus custos

Suponhamos que você seja um feirante! Na sua rotina, há uma série de custos necessários para que, diariamente, você esteja em diferentes feiras oferecendo seus produtos, certo? Entre essas necessidades, geralmente estão:

  • custo de manutenção de barraca;
  • combustível gasto semanalmente;
  • custo de compra dos produtos para serem vendidos;
  • gastos de manutenção com veículo;
  • seguro do veículo;
  • gastos com a produção, caso você venda pastel na feira e não frutas, verduras e legumes, por exemplo.

Cada uma dessas necessidades são fundamentais, ou seja, são custos que você sempre terá para que consiga exercer a sua profissão. Por conta disso, cada centavo deve ser devidamente anotado e planejado. Assim, o que você ganha precisa ter uma parcela separada para custear tudo isso.

Esse planejamento permitirá que não falte fundos para necessidades fundamentais do negócio. Conhecer os custos permite pagá-los, separar um dinheiro para o capital de giro e aproveitar seu lucro!

4. Controle o fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa não pode faltar quando damos dicas de como economizar dinheiro. Trata-se de ficar de olho em tudo que entra e o que sai da conta do seu negócio. Seus gastos e o que você recebe precisam estar devidamente identificados e registrados.

Essa análise e acompanhamento devem ser rigorosos e frequentes, com a checagem diária da movimentação da conta do negócio. Todas as vendas, por exemplo, vão representar os movimentos de entrada desse fluxo. Enquanto as saídas são provenientes de custos e pagamento de despesas que fazem com que saia dinheiro dessa movimentação.

Ao ter esse controle, fica mais fácil saber qual é o nível de entradas e saídas financeiras diárias, o que ajuda na compreensão sobre o quanto a empresa ganha e costuma gastar. A partir disso, cuidar do negócio fica mais fácil, com maior domínio dos valores, especialmente se você trabalha com maquininha de cartão.

5. Repense alguns custos

Não podemos falar em dicas de como economizar dinheiro sem citar que alguns custos podem ser pesados demais e que, diante disso, repensar é o melhor! Todo esse trabalho de planejamento e de acompanhamento do fluxo de caixa vão ajudar também a detectar o quanto cada despesa impacta no orçamento.

Será que não tem algo tomando dinheiro demais? Bem, o importante é avaliar se não é algo que pode ser substituído ou até mesmo cortado. Um negócio de sucesso também deve prezar por soluções mais baratas, mas que não deixem de ter a qualidade necessária.

Você pode estar comprando de um produtor que cobra mais do que o recomendado e, ao buscar solução, acaba por encontrar um que venda mais barato. O mesmo pode acontecer em relação ao aluguel de uma loja, por exemplo. Quem sabe não é possível encontrar um espaço na mesma região e que custe menos? Tudo passa por uma análise cuidadosa!

Além de tudo que você viu nesses 5 itens até aqui, há outras algumas pequenas dicas de como economizar dinheiro e desenvolver seu negócio como:

  • armazene produtos adequadamente e evite que eles estraguem;
  • negocie parcerias com fornecedores para pagar menos;
  • dê descontos e faça promoções planejando o quanto pretende lucrar;
  • cumpra os prazos e evite juros que geram custos maiores.

Pode ter certeza: se você se atentar a essas dicas de como economizar dinheiro poderá ter sucesso com o seu negócio! Tudo começa pela boa gestão das finanças.

Trabalha na feira e já teve que lidar com problemas de lona furada? Conheça o que isso causa e veja como evitar que aconteça!

Powered by Rock Convert
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *