Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Peixes

Acessórios para criar peixes: top 8 que não podem faltar

Acessórios para criar peixes

Toda profissão exige o uso de instrumentos ou acessórios específicos para que o trabalho tenha a máxima qualidade e garantia de que não ocorrerão acidentes. Um motorista não anda sem cinto de segurança.

Um dentista não trabalha sem máscaras e luvas que garantam a higienização dos tratamentos. E um professor, bem, digamos que uma sala equipada com quadro negro, giz e carteiras para seus alunos ainda é essencial. Pois é assim também no mundo dos acessórios para criar peixes.

Especialmente quando se fala em transporte e manejo, o uso de acessórios como sacolas, capas de chuva e outros itens faz toda a diferença, para garantir tanto a segurança dos envolvidos nessas atividades quanto a qualidade final do trabalho na piscicultura.

Para conhecer mais sobre esses produtos e onde encontrá-los, continue a leitura deste artigo. Selecionamos 8 acessórios essenciais para criar peixes. Acompanhe!

Por que preciso de acessórios?

Acessórios e equipamentos de proteção são essenciais para a realização de um bom trabalho de piscicultura. Cada vez mais, o conhecimento se desenvolve por meio de pesquisa e estudos em todas as áreas, e na criação de peixes não é diferente.

Hoje, já se sabe que há uma série de EPIs (equipamentos de proteção individual) que não devem ser esquecidos para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.

“A necessidade é a mãe da invenção”

Aquela frase que diz que “a necessidade é a mãe da invenção” cabe bem aqui. Na piscicultura, a partir do momento em que passaram a ser observadas as situações vividas no processo de criação de peixes, surgiram as capas de chuva, jardineiras e calças com botas, entre outros itens de vestuário. Além disso, também existem sacolas e macas para manejo, biometria e transportes de peixes.

O mercado, como um todo, vem se adequando a essas necessidades. A legislação é cada vez mais complexa em relação ao trabalho desenvolvido por piscicultores. Assim, os proprietários de estruturas destinadas à criação de peixes e outros organismos aquáticos devem estar cientes de que precisam proporcionar às equipes os EPIs necessários para garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.

Vamos detalhar um pouco mais essas necessidades e invenções na sequência do artigo. Siga com a leitura para aprender mais!

Top 8 acessórios para criar peixes

A seguir, selecionamos alguns dos principais acessórios para criar peixes e outros animais marinhos disponíveis no mercado. O foco está nas atividades mais críticas, como transporte e manuseio dos animais. Lembramos que a Sansuy conta com diferenciais em seus produtos voltados à piscicultura. Acompanhe!

1. Aquatrator

O aquatrator é uma espécie de barco de apoio que pode ser utilizado para manejo em tanques-rede. O produto foi pensado para ser um barco estável dentro da água, com alta capacidade de carga, especialmente levando-se em conta o seu tamanho.

Diferentemente de um barco mais simples — feito com alumínio ou outro tipo de chapa — o aquatrator é bastante estável, tanto vazio quanto carregado. Assim, o produto consegue garantir a segurança de todos, evitando quedas na água.

Além disso, sua durabilidade é maior, quando comparada à de barcos de chapa de alumínio. Nesse tipo de embarcação mais simples, os rebites (fixadores mecânicos de metal) precisam ser trocados a cada seis meses. Porém, o produto não suporta mais do que duas trocas, sendo necessário adquirir um barco novo a cada ano. Com o aquatrator, esse problema não existe.

Bote inflável

2. Caminhão pipa para transporte de água com bomba

Esse é outro acessório que vem fazendo bastante sucesso entre piscicultores. Em uma emergência, o caminhão pipa para transporte de água com bomba pode ser usado para transformar um caminhão ou caminhonete em um veículo com capacidade de transportar água.

Disponível em diversos tamanhos e modelos — desde estacionários como reservatórios de água até aqueles que permitem o transporte em cima de veículos — o tanque viniliq pipa produzido com lona Sansuy, pode ser montado e desmontado rapidamente. Solucionada a emergência, basta guardar o produto até a próxima necessidade.

caminhão pipa

3. Capa de chuva

As capas de chuva são acessórios de grande utilidade para os piscicultores no dia a dia. A ideia do produto é tornar mais fácil a realização de movimentos em dias de chuva, especialmente em atividades de manejo.

Sejam de manga comprida ou com manga morcego, as capas de chuva são desenvolvidas a partir de materiais sintéticos. O resultado são acessórios de vestuário leves e flexíveis, afinal, limitar os movimentos nunca é uma boa ideia quando se trata de trabalhar na piscicultura.

Especialmente as capas com manga morcego permitem uma maior liberdade para os braços, enquanto a manga comprida protege mais da chuva. Ambos os modelos vêm com capuz.

capa de chuva
Capa de chuva com manda morcego.

 

capa de chuva
Capa de chuva com manga comprida.

4. Jardineira com bota acoplada

Outro acessório fundamental no dia a dia dos piscicultores, a jardineira com bota acoplada permite trabalhar sem molhar as roupas e, ainda, tem caráter preventivo. Isso porque, além de garantir que o colaborador ande dentro da água até a altura do umbigo sem se molhar, as botas acopladas ainda evitam que os profissionais se machuquem.

Ferimentos nos pés podem ocorrer nessa atividade, uma vez que nem sempre é possível visualizar claramente onde se está pisando — daí a importância de se usar botas que evitem que as pessoas se machuquem durante o trabalho.

jardineira de pvc

5. Sacola para peixe ornamental

As sacolas e macas são uma maneira segura de transportar peixes. Suas principais vantagens são:

  • não machucam os animais;
  • não descamam os peixes;
  • não removem o muco das espécies (o que garante que o sistema imunológico e todas as suas barreiras permaneçam intactos, evitando doenças).

Geralmente confeccionadas com lona de PVC reforçada, a sacola para peixe ornamental conta com aberturas para vazão de água. É bastante utilizada na despesca de peixes criados em cativeiros intensivos ou superintensivos.

sacolas para peixes

6. Sacola para pirarucu

As sacolas para pirarucu também são feitas de lona de PVC reforçada e contam com aberturas para dar vazão à água. No entanto, são um pouco maiores do que as usadas para o transporte de peixes ornamentais.

sacola para peixe

7. Sacola para pacu

As sacolas para pacu têm uma medida que pode ser considerada um meio termo entre as versões para peixe ornamental e para pirarucu. Também são utilizadas com peixes de diferentes tipos de cativeiros, desde os intensivos até os superintensivos.

sacola para peixes

8. Macas para manejo

Para peixes de maior porte, é recomendado o uso de macas na realização do manejo. Espécies como pirará e arraias e também mamíferos aquáticos têm seu transporte e manejo facilitados com esse acessório.

E então, gostou de nosso artigo sobre acessórios para criar peixes? No texto, buscamos apontar a importância desses itens para o bom andamento do trabalho de piscicultura, garantindo segurança e qualidade no transporte e manejo dos animais.

Para conhecer mais a respeito, confira a Loja da Sansuy. Temos uma série de acessórios para criar peixes disponíveis para solucionar qualquer problema. Acesse agora mesmo!

Powered by Rock Convert