Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Feirante

Afinal, como o feirante deve organizar sua rotina?

organizar sua rotina

A vida agitada que estamos levando cria dificuldades para nos lembrarmos de todas as demandas do dia, inclusive do que já foi feito e como foi concluído. É preciso, mais do que nunca, entender como organizar a sua rotina e trabalhar com mais tranquilidade, sem precisar chegar ao final do expediente completamente exausto.

Quem trabalha em feiras tem um dia a dia bastante cheio de detalhes para colocar em ordem. Então, para tornar a sua vida mais leve, organizar-se é fundamental — e pode se transformar até em um estilo de vida para facilitar o cotidiano e, até mesmo, melhorar os relacionamentos.

Conheça, agora, algumas ações que você pode aplicar ao longo do seu dia e que farão toda a diferença no rendimento do trabalho, no convívio com as pessoas e no seu bem-estar geral!

Defina seus horários

É comum pensarmos que pessoas organizadas já nasceram com essa qualidade, mas, isso não é necessariamente verdade. Elas simplesmente perceberam mais cedo que o costume de manter suas coisas programadas e seus horários ajustados contribui enormemente com uma rotina mais tranquila.

Por isso, comece definindo horários para realizar determinadas tarefas, ainda que parte do seu trabalho seja feito em casa. É crucial ter uma agenda estabelecida, embora ela possa ser um pouco mais flexível quando há a possibilidade de fazer algumas coisas no aconchego do lar.

Programar os horários ajuda a manter o foco toda vez que você estiver fazendo algo. Assim, o que já foi cumprido não tomará mais o seu tempo e a sua atenção. Da mesma forma, as tarefas que ainda não foram executadas, terão a sua vez. É o foco no aqui e agora, com hora marcada para cada coisa, inclusive para descansar e se desligar de tudo.

Faça uma agenda com horários e tarefas

Essa dica parece óbvia, mas, muita gente não usa e confia cegamente na memória. No entanto, mesmo que a sua cabeça seja uma máquina de memorizar compromissos, é sempre bom fazer um agendamento dias antes do término dos prazos.

Você pode optar por uma agenda física convencional ou digital. Hoje, existe uma infinidade de aplicativos para celulares e computadores que cumprem muito bem esse papel de lembrete, basta programar.

Consultar essa agenda diariamente também é um hábito importante para dar uma passada geral no que ficou pendente para o dia seguinte. Assim, é possível se preparar para colocar tudo em ordem com antecedência.

Converse com a família para acompanhar sua rotina

A colaboração da família é essencial para que o seu agendamento funcione e proporcione os benefícios esperados. Sendo assim, quem tem filhos ou é casado precisa considerar a participação de todos no ajuste das tarefas no calendário. Então, leve em conta os horários de cada membro da família antes de confirmar os seus compromissos.

Quem tem filhos menores, em idade escolar, deve organizar o dia partindo da rotina deles, como levar e buscar na escola e, ainda, anotar possíveis atividades extras.

A família inteira tem uma rotina e precisa conhecer a dos demais membros a fim de cooperarem mutuamente nas atividades necessárias do dia a dia. Dessa forma, as coisas fluem melhor e com o mínimo de estresse.

Invista em aplicativos de celular, como o Método Pomodoro

Existem técnicas que são verdadeiros assistentes pessoais para ajudar na organização e otimização do seu tempo, como o Método Pomodoro.

Trata-se de um sistema de gestão de tempo, criado nos anos 80 por alguns pesquisadores italianos. Se você estiver se perguntando por que Pomodoro, aí vai a resposta: o nome é associado ao timer usado naquela época, e ele tinha o formato de uma maçã, que significa pomodoro, em italiano.

Essa técnica parte de uma premissa importante: nosso cérebro não consegue manter atenção total por longos períodos, por isso, é essencial fazer pausas periódicas, quando sentir necessidade. Trabalhe 25 minutos, faça uma breve pausa, trabalhe mais 25, pause, e assim por diante.

Delegue as tarefas que puder

Se você sabe quais são as tarefas mais relevantes do seu dia (incluindo, nessa lista, as profissionais e as pessoais), selecione as que merecem atenção mais urgente, as que podem ser adiadas e aquelas que são menos importantes.

Nem sempre nos damos conta, mas, na maioria das vezes, as pessoas que alegam ter falta de tempo gastam muitas horas com atividades de baixo impacto. São aquelas que não agregam valor à rotina e tomam um tempo precioso.

Além disso, delegue tarefas a outras pessoas, se possível, pagando pelo serviço. Dessa forma, você consegue cumprir seus compromissos sem se sobrecarregar — e colocar em risco até a própria saúde.

Mantenha uma relação amigável com seus projetos, assim, o que realmente importa na sua vida não ficará em segundo plano.

Aprenda a abrir mão de compromissos em excesso

Assim que as suas prioridades e objetivos estiverem alinhados e bem definidos, consulte-os quando surgir algo novo para incorporar. Muitas vezes, não há a menor necessidade de abraçar mais demandas se a vida financeira está satisfatória para as suas necessidades.

Nesse caso, novos compromissos servem apenas para tumultuar e gerar estresse. Lembre-se de que, em determinadas fases da vida, tudo o que precisamos é de tempo livre para usufruir o que foi cultivado até o momento.

Defina recompensas pessoais ao atingir os objetivos

Depois de organizar a rotina diária, procure segui-la corretamente. Contudo, em alguns momentos, isso pode ser difícil e fugir um pouco do controle, afinal, imprevistos sempre acontecem. Para ter uma ajuda e um incentivo a mais nessas horas, crie pequenas metas e prometa a si mesmo alguma recompensa após cumpri-las.

O prêmio pode ser qualquer coisa que o faça feliz, como um passeio em um parque, ver um filme, um jantar especial etc. Com isso, você terá muito mais motivação para concluir demandas chatas, mas essenciais.

Entenda seus limites e descanse

Se você gerencia o seu próprio negócio em uma feira, certamente está procurando crescer e evoluir sempre. Com isso, cada vez mais tarefas surgem com uma carga a mais de trabalho e, consequentemente, mais esforço e cansaço. Fique atento e não aceite mais compromissos do que você é realmente capaz de cumprir.

Conheça e respeite os seus limites e saiba até onde é possível ir com os recursos que você dispõe. Crescer com responsabilidade é fundamental para manter o funcionamento das coisas de forma equilibrada e não correr o risco de perder o controle — colocando tudo a perder.

Todo mundo tem seu limite e isso precisa ser respeitado. Então, depois de dedicar o seu dia ao trabalho, pare e descanse. Faça coisas que trazem alegria e bem-estar, como caminhadas, meditação, encontro com os amigos, aulas de dança ou qualquer outra atividade que relaxe a sua cabeça e renove as suas energias.

Durante esses momentos, esqueça as obrigações. Livre-se de tudo o que possa colocar você em contato com assuntos de trabalho e trazer a sensação de apreensão de volta. Esse tempo é todo seu, para cuidar da sua saúde física e mental e, simplesmente, ser feliz.

Ao se permitir momentos de completo desligamento do trabalho, você verá como isso é benéfico para o rendimento das tarefas corriqueiras. Portanto, saber como organizar a rotina é produtivo, não só para as obrigações diárias no trabalho e na vida familiar, mas também, para o seu lazer.

Agora você já conhece algumas sugestões sobre organização da rotina diária. Para ficar por dentro de mais conteúdos relacionados, assine a nossa newsletter e acompanhe os nossos posts!

Powered by Rock Convert