Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

Como economizar combustível do caminhão? Veja 9 dicas!

As longas jornadas percorridas nas estradas são desgastantes não apenas para o motorista, mas também para o caminhão, e isso acaba gerando gastos excessivos com manutenção. Muitas vezes, o caminhoneiro não sabe muito bem como economizar combustível e o reflexo direto disso são as despesas desnecessárias.

Os hábitos que exigem muito desempenho do veículo são os mesmos que o deterioram. Por isso, adotar algumas práticas simples pode ser a saída para ajudar a reduzir o custo final das viagens e, ainda, conservar o bom estado do caminhão sem precisar fazer muitos reparos. Para saber quais são essas dicas, continue lendo o post!

1. Evite o excesso de carga

O excesso de carga é motivo para a ocorrência de multa, mas esse não é o único inconveniente. O peso extra no baú ou da caçamba sobrecarrega a estrutura e os componentes do caminhão, como o motor, o sistema de suspensão e os pneus que passam a se desgastar muito mais rápido e exigir trocas e revisões mais frequentes.

O resultado: gastos e mais gastos extras. Alguns profissionais acreditam que levar uma carga acima do recomendado significa otimizar a cubagem, mas isso é um grande equívoco. O que acontece, na verdade, é um acréscimo generoso nos gastos com combustível e com novas peças.

2. Evite transitar em ponto-morto

O tão conhecido hábito de deixar o veículo em ponto-morto durante as descidas, além de perigoso, é dispensável nos dias de hoje. Nos caminhões modernos, toda vez que o freio é acionado, não há consumo de combustível, ou seja, o veículo pode continuar engatado sem gastar nada.

Já o ponto-morto demanda um desempenho do motor como se ele estivesse em marcha lenta e, assim, o gasto é bem maior, então, esse velho costume não é mais justificável.

3. Utilize os defletores de ar de forma correta

Alguns consideram o defletor apenas um acessório estético, no entanto, ele reduz a resistência do ar entre a carreta e a cabine, proporcionando mais estabilidade e economia de combustível. Por isso, otimize o consumo de diesel usando esse componente com a regulagem bem feita, assim, o atrito com o ar diminui e o caminhão roda melhor.

4. Mantenha as revisões em dia

Assegure a integridade e a performance do seu caminhão com uma manutenção preventiva. Fazer revisões constantes ajuda a impedir avarias e garante que o veículo permaneça com o máximo possível das características originais de fábrica, por mais tempo.

Trocar os fluidos, substituir os filtros e manter o sistema de resfriamento funcionando bem são medidas que garantem o perfeito desempenho do motor. Esses cuidados promovem uma combustão melhor, assim, o consumo do combustível também fica próximo ao que o fabricante estabelece.

5. Reduza a resistência do ar

Ao entrar em movimento, a força contrária do ar se choca com o caminhão e aumenta a pressão. Isso provoca uma sobrecarga no motor para manter a velocidade constante. Esse fato bate de frente com a ideia de fazer entregas rápidas para lucrar mais e se torna mais um motivo para consumir uma quantidade extra de combustível.

Nesse caso, é necessário considerar a relação direta da aerodinâmica com a economia tomando algumas precauções, como:

  • instalar defletores de ar laterais, traseiros e superiores;
  • manter os vidros fechados sempre que estiver em movimento;
  • colocar calotas para todas as rodas.

Esses são detalhes que fazem a diferença na conta final e que compensam muito se a intenção é poupar combustível.

Guia completo para ter segurança das estradasPowered by Rock Convert

6. Adote a direção defensiva

Dirigir de forma defensiva é uma estratégia preventiva e inteligente. Não é à toa que se fala tanto nesse assunto. Quando você transita mantendo a devida distância de segurança dos demais veículos, não é necessário frear bruscamente, o que também poupa combustível e outros componentes do caminhão.

Evite, ainda, acelerar subitamente. Isso significa evitar ultrapassagens arriscadas, que normalmente exigem um esforço a mais do pedal do acelerador. Além disso, a velocidade mais alta consome mais diesel, ou seja, cada atitude imprópria leva a outra ainda pior. O truque é fazer o correto para não sofrer consequências desastrosas e caras.

7. Calibre os pneus antes de viajar

Calibre corretamente os pneus antes de pegar no volante e garanta uma viagem mais segura e econômica. Deixar de observar essa medida tão trivial acabará exigindo mais da performance do veículo, desperdiçando combustível. Para que sua tranquilidade seja completa, lembre-se, também, de checar o óleo e os níveis de água com frequência.

8. Evite customizar o caminhão

Cada veículo é projetado para atender a uma determinada finalidade, portanto, seus recursos já são suficientes para suas demandas. Sendo assim, qualquer modificação, como nos faróis ou nas luzes, pode interferir no consumo extra de combustível.

9. Planeje os locais de reabastecimento durante a rota

Se você ainda não seleciona os postos de abastecimento com base em pesquisas de mercado, é hora de rever as suas estratégias. No Brasil, o valor dos combustíveis muda o tempo todo e a diferença de preços entre um posto e outro pode ser muito significativa. Mas esse não é o único problema quando o assunto é economia de diesel.

Lamentavelmente, nosso país ainda está repleto de postos de combustível que têm a prática de adulterar o produto. Muitas vezes, isso acaba saindo mais barato em um primeiro momento, mas, em seguida, os prejuízos decorrentes são tão diversos quanto amplos.

A adulteração do combustível pode acelerar o fim da vida útil de uma variedade de componentes do seu caminhão. Com isso, você corre o risco de enfrentar imprevistos que o deixarão na estrada de uma hora para outra. Isso, por si, já demonstra a grande desvantagem de pagar menos para abastecer.

Por outro lado, alguns estabelecimentos fornecem descontos para clientes fidelizados. Essa é uma excelente alternativa para amenizar as despesas, porém, não caia na tentação de considerar somente o preço como critério de escolha dos seus parceiros. Fique sempre de olho na origem e na qualidade do produto.

Planeje suas rotas com cuidado e paciência, escolhendo os melhores postos para fazer o abastecimento, conforme o seu itinerário. Sabendo qual será o seu destino, a melhor maneira de impedir o desperdício de combustível e de tempo é traçar um trajeto por estradas mais estáveis. Isso contribui para o uso de mais potência e menos desgaste.

Essas precauções podem tomar um pouco mais do seu tempo antes de seguir viagem, mas, durante o percurso, você certamente ganhará muito mais em segurança, economia e produtividade.

Saber como economizar combustível pode ser uma tarefa um pouco complexa e, muitas vezes, requer um investimento inicial para deixar o caminhão funcionando da forma mais adequada e segura. O ideal é providenciar todas as medidas que indicamos acima, assim, o resultado será muito mais compensador.

Se você gostou das dicas deste post, provavelmente encontrará mais informações pertinentes nos demais artigos que publicamos periodicamente. Então, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do blog.

E-book: Caminhoneiro - saiba o passo a passo para se tornar um microempreendedor individualPowered by Rock Convert
2 comments
    1. Loja Sansuy Blog

      Olá Márcio, como vai? Muito obrigada pelo seu feedback para nós é muito importante a sua opinião! Não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos e familiares! Continue nos acompanhando, abçs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *