Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Feirante

Como escolher fornecedores de frutas? Veja 6 dicas!

Como escolher fornecedores de frutas

Uma das responsabilidades de quem trabalha na feira é garantir que os produtos oferecidos aos clientes sejam frescos e de qualidade. Para conseguir isso, é necessário saber como escolher fornecedores de frutas que realmente sejam os mais adequados. A questão é que nem sempre isso é simples, especialmente para quem ainda está começando.

Determinados produtores vão trabalhar com frutas específicas, o que faz com que seja necessário comprar de mais de um fornecedor. Na hora de escolher quem oferece o produto, é preciso buscar referências e analisar alguns detalhes para ter a certeza de que se está comprando algo de qualidade.

Neste post, vamos ajudar você a se conectar com bons produtores que vão oferecer frutas frescas e saborosas para a venda na feira. Veja 6 dicas para escolher os fornecedores!

1. Busque referências sobre o fornecedor

Talvez você já tenha a sua rede de contatos dentro da profissão, o que ajuda a conhecer bem cada um dos produtores que fornecem as melhores frutas do mercado. No entanto, se você precisar ir além dessas pessoas ou estiver começando, o melhor a se fazer é pedir referências antes de fechar negócio.

Pergunte a quem já costuma abastecer seu estoque com o que os fornecedores em questão vendem. Essas pessoas são preparadas para dizer se o negócio vale a pena, considerando alguns pontos, como:

  • custo-benefício;
  • qualidade das frutas;
  • capacidade do fornecedor em sempre oferecer mercadoria;
  • responsabilidade e organização para cumprir prazos.

Esses e alguns outros detalhes ajudam a construir a reputação do fornecedor e, certamente, vão fazer diferença na sua relação com ele. Por isso, pergunte tudo a quem já fez negócio antes!

2. Conheça melhor a procedência dos produtos

Você não saberá ao certo como escolher fornecedores de frutas se não se aprofundar sobre a procedência do produto que eles oferecem. Não é invasivo querer se informar sobre isso, já que é a garantia de que você levará algo de qualidade para o seu cliente, o que gera vendas e fidelidade.

Cada fornecedor tem seus próprios métodos de trabalho e suas técnicas de produção. Você, como alguém que será um parceiro de negócios, tem todo o direito de saber como é o processo de plantação e colheita das frutas. Cada forma de cuidar da plantação gera um resultado no sabor e na conservação do produto.

Quando você conhece a procedência, ou seja, de quais processos e cuidados as frutas vêm, pode garantir ao cliente que está oferecendo algo de qualidade. Acredite: isso fará toda diferença nas vendas!

3. Esteja certo da qualidade das frutas

O quanto você conhece de frutas e sobre a qualidade necessária para que elas possam ser vendidas? Nem todo feirante é um especialista, mas é preciso saber pelo menos o básico. Em meio a tantas barracas em uma feira, o cliente tem opções de sobra para escolher o que há de melhor.

Em meio a isso, se você não garante frutas frescas e com a certeza de serem saborosas, certamente não terá uma procura suficiente para conseguir boas vendas. Você precisa mais do que somente oferecer a mercadoria buscada, afinal, não adiantará vender esporadicamente, sem manter uma clientela.

Uma das partes mais importantes sobre como escolher fornecedores de frutas é estar sempre atento à qualidade do produto. Experimente, se necessário, busque saber com outros vendedores e esteja sempre atento aos fornecedores mais buscados. O cliente sempre volta se as frutas estiverem saborosas!

4. Negocie por melhores condições de preços

Por mais que a qualidade seja prioridade na hora de saber como escolher fornecedores de frutas, não dá para negar que preço faz diferença. O produtor precisa vender dentro de um patamar que seja acessível para você, já que é necessário repassar a um valor atrativo ao cliente.

Não há dúvidas de que quanto maior a qualidade, maior será o preço de compra. No entanto, esteja certo de que valores muito altos não fazem sentido. Afinal, o importante é que você possa negociar. O fornecedor sempre trabalha com quantidades maiores e, justamente por isso, pode fazer um preço interessante para os dois lados.

Procure fornecedores que trabalhem com valores que façam sentido à sua realidade e que também sejam bons negociadores. Com um pouco de flexibilidade e bom senso, todos saem ganhando, seja quem vende, seja quem compra.

5. Crie uma relação de parceria com os fornecedores

O que também pode ajudar na hora de comprar sua mercadoria por menores preços são as parcerias. O importante é entender que, nesse modelo, todo mundo precisa sair ganhando. Muitos fornecedores preferem trabalhar assim, já que isso garante uma renda fixa.

Funciona da seguinte forma: você garante a um fornecedor que comprará sempre dele e em boas quantidades, deixando claro quando você precisa. Do outro lado, esse vendedor tem a certeza de venda para você e, para ele, isso significa uma motivação a baixar os preços.

A situação mais confortável é favorável tanto ao feirante, que garante mercadoria de qualidade e por preço interessante, quanto ao fornecedor, que sabe que não perderá nada de sua produção.

6. Exija sempre pontualidade e certeza na entrega

Parte dessa relação de parceria é construída com comprometimento e responsabilidade. Saber como escolher fornecedores de fruta passa por definir bem a sua rotina junto a ele. Essa é a garantia de que você terá mercadoria para vender nos dias certos e na hora adequada.

Deixe sempre tudo acertado com o fornecedor! Feche o negócio já informando os dias e em qual período você vai passar para recolher o seu lote. Esse comprometimento é um direito seu, já que o feirante trabalha com a necessidade de uma programação rigorosa.

Antes de fechar negócio com esse fornecedor, é preciso buscar referências! Pesquise com outros feirantes se ele consegue entregar tudo no dia certo e nunca deixa de abastecer. Do contrário, não ter frutas para vender na feira vai resultar em prejuízo!

Um fornecedor precisa oferecer sempre uma relação de custo-benefício interessante, ou seja, bons preços e qualidade compatível com a mercadoria que vende. Entender esse conceito é o ponto de partida para saber como escolher fornecedores de frutas!

Quer mais dicas como essas? Curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais conteúdos sobre a rotina de feirantes!

Powered by Rock Convert