Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Feirante

Como poupar dinheiro? 9 dicas para feirantes!

Descobrir como poupar dinheiro é uma dúvida da maioria dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), apenas 8% dos brasileiros conseguiram salvar economias para investir, no ano passado, mostrando grande problema com educação financeira.

Feirantes que tenham a intenção de expandir os seus negócios ou, até mesmo, abrir novos empreendimentos, precisam entender como começar a poupar capital de forma mais frequente e com maior velocidade, para, assim, poder investir.

Pensando nisso, fizemos este artigo para ajudar você a entender 9 maneiras de poupar o seu dinheiro de forma prática e que pode ser aplicada imediatamente. Continue conosco na leitura.

1. Separe as contas pessoais e as do negócio

Alguns microempreendedores ou donos de empresas familiares têm o costume de manter somente uma conta, tirando dela dinheiro para os gastos pessoais e os do negócio. Isso é um dos piores erros que se pode cometer, pois o controle fica muito difícil de ser realizado, gerando confusão e perda de capital. Ou seja, a melhor forma de começar a organização é por meio de contas separadas.

2. Controle os gatos fixos e variáveis

Todo o negócio tem gastos fixos e aqueles que variam com o passar do tempo. Para evitar desperdícios e poder economizar um pouco mais no final do mês, priorize fazer uma lista com os custos que são imprescindíveis mensalmente e aqueles que aparecem de forma esporádica ou que não têm um valor fixo mensal.

Fazendo isso, você saberá a média mensal de gastos e, assim, poderá melhorar sua precificação e negociação com fornecedores.

3. Corte gastos supérfluos

É muito importante que, para poupar dinheiro, seja feita uma pequena auditoria dos gastos, elaborando um divisão deles em categorias, levando em conta o que é essencial, importante, legal e desnecessário. Com alguns gastos que não são essenciais, um varejista pode perder muito capital.

Por exemplo: adorno em embalagens. Responda as seguintes perguntas:

  • É necessário?
  • Vai agregar valor ao seu produto final?
  • O retorno desse pequeno investimento é válido?

4. Pague as contas em dia

Quando não se tem um bom controle e planejamento financeiro, é muito comum que algumas contas sejam pagas com atraso. Outro fator que acarreta tal problema é a particularidade que cada empresa tem, no que diz respeito a dia de cobrança, forma de pagamento e como a conta é enviada (por e-mail, com uso de SMS ou por correio).

É normal ficar confuso e esquecer uma conta ou outra. Porém, quando isso acontece, dependendo do tempo que você fica inadimplente, juros diários são cobrados em cima do valor do pagamento, fazendo com que se gaste um dinheiro que estava fora de orçamento.

5. Tenha uma renda extra

À medida que você ganha mais dinheiro, também economiza, afinal, pode guardar ou investir mais capital. Como feirante, é possível fazer diversos trabalhos que o possibilitem ter uma renda extra, como:

  • oferecendo consultoria para novos feirantes;
  • alugando materiais;
  • locando barracas;
  • procurando novos pontos para expandir o negócio;
  • iniciando um serviço de entregas (delivery).

6. Pesquise e negocie

Um grande erro de muitos comerciantes, principalmente no início de sua carreira, é negociar com o primeiro fornecedor que encontra. Tais empresas estão no mercado há muito tempo e sua persuasão na negociação é grande, pois fazem isso diariamente com diferentes feirantes.

Desse modo, é importante que você separe um tempo para fazer uma lista de possíveis fornecedores a se visitar e receber um orçamento. A partir de então, entenda qual preço você está disposto a pagar e o quanto seria ideal. Assim, é possível negociar melhor, possibilitando inclusive uma relação ganha-ganha com o parceiro.

7. Use planilhas ou aplicativos de gestão financeira

Uma das formas de economizar é saber aonde você está alocando seu dinheiro e gastando-o. No entanto, é comum que, com tantas despesas, alguns empreendedores sitam-se perdidos nas finanças. Para isso, a melhor forma de organizar tudo é utilizar planilhas de gestão financeira ou até mesmo aplicativos (que são mais práticos e fazem todo o trabalho por você). Alguns disponíveis no mercado são:

8. Faça uma conta digital

Quem é empreendedor, sabe que para abrir uma conta como pessoa jurídica é necessário lidar com burocracia, diversos documentos e taxas altíssimas. Mas existem algumas formas de escapar disso. Empresas como Nubank e Neon surgiram no mercado com um modelo de negócio que permite reduzir valores e tempo de espera para abrir uma conta e, consequentemente, diminuindo a burocracia.

Nessas empresas, é possível abrir uma conta usando os aplicativos em seu próprio smartphone, podendo controlar a entrada e a saída de dinheiro, além de conferir o saldo e monitorar mais de perto as transações. Com tais opções, é possível reduzir um valor considerável mensal, já que não é cobrada nenhuma mensalidade. Como o atendimento é 100% online, as taxas são extremamente reduzidas.

9. Invista

A educação financeira ainda é um tipo de tabu entre uma parte dos brasileiros, que acreditam ser uma tarefa muito difícil. Por consequência, muitas pessoas acabam caindo no erro de colocar suas economias em títulos de capitalização, que apenas consomem o seu suado dinheiro.

De forma bastante resumida, a melhor forma de fazer seu dinheiro render é por meio de investimentos. Entretanto, é muito importante ter atenção a alguns aspectos, que são:

  • ter uma rentabilidade acima da inflação (grande problema de guardar em poupança);
  • taxas de administração baixas;
  • imposto de renda cobrado sobre o investimento.

Ademais, busque conhecimento por meio de leituras como esta e vídeos explicativos sobre finanças. Com eles, você poderá saber onde investir seu capital e obter um retorno sadio e de acordo com suas expectativas!

Saber como poupar dinheiro é extremamente importante para qualquer empreendedor que queira melhorar suas finanças, expandir seu negócio e obter melhor retorno de seu investimento. Por isso, anote todas as nossas dicas e comece já!

Agora que você já sabe como poupar dinheiro, que tal curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro das nossas atualizações?

Powered by Rock Convert
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *