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Feirante: saiba como vender mais no Natal com essas 6 dicas

O Natal é uma época do ano em que as vendas crescem exponencialmente na maior parte do varejo. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é de se esperar que o crescimento, em 2019, seja bastante positivo pois, em relação ao ano de 2017, o ano seguinte apresentou um avanço de 5,2%. Ou seja, é uma ótima oportunidade para empreendedores saberem como vender mais no Natal.

Algumas técnicas podem ajudar o comerciante a alavancar o giro de seus produtos, desfazendo-se de estoque antigo, testando novos produtos a serem comercializados e fazendo um pé de meia para outros momentos do ano em que as vendas sejam mais baixas e os custos se mantenham ou aumentem.

Confira, portanto, 6 dicas incríveis que vão fazer suas vendas no Natal superarem suas expectativas! Para isso, continue a leitura!

1. Planeje-se com antecedência

Muitos comerciantes acabam perdendo o tempo certo para se planejar, pois estão preocupados com a Black Friday ou com questões que envolvem a rotina. Garanta um tempo em sua agenda para entender exatamente como oferecer o melhor serviço e produtos, onde é possível fazer novas feiras e como se diferenciar da concorrência.

Se possível, crie um cronograma de atividades ao longo do mês para poder concluir tudo o que estipular a tempo.

2. Garanta seu estoque

Muitos comerciantes acabam perdendo vendas por não calcularem bem a demanda de produtos. Por isso, preste atenção aos números de vendas nos anos anteriores e entenda qual a média de crescimento. Assim, aplique esse valor a este ano.

Obviamente, se você vende mais produtos, terá mais trabalho. No entanto, isso fará com que você evite a sobra de alimentos ou a falta deles.

3. Faça promoções especiais

Natal é o período conhecido por todos gastarem muito por comprar presentes e preparar uma ceia farta. Desse modo, é comum que os clientes esperem algum tipo de desconto, não só por ser praxe, mas também por ser um fator muito relevante para qualquer orçamento.

Por isso, estude bem o preço de custo de cada produto e qual a variação de margem de lucro você pode aplicar para proporcionar aquilo que é, de fato, relevante para quem está comprando. Com isso, você pode combinar diferentes ofertas, a fim de aplicar algum desconto, mas também estimular que o cliente compre mais produtos.

4. Pesquise bem quais os produtos com maior giro

O pilar de qualquer negócio é a pesquisa. É muito importante acompanhar as tendências de mercado para poder se preparar e oferecer ao consumidor o que ele busca. Por exemplo, sabemos que o mercado vegano cresce 40% ao ano no Brasil e, com isso, é possível inferir que a busca por verduras e legumes vai crescer também com as vendas de final de ano.

Uma ótima forma de pesquisar o que oferecer ao consumidor é analisar o Google Trends, que mostra quais são os principais temas e assuntos pesquisados na internet. Também é possível encontrar receitas de ceias de Natal veganas, por exemplo, para disponibilizar o insumo necessário para o cliente e para que o vendedor possa sugerir ideias e, consequentemente, aumentar as vendas.

5. Utilize a tecnologia

A tecnologia estará sempre a seu favor, independentemente do período do ano em que estamos. No entanto, sabemos que o Natal é o período do ano em que as vendas aumentam significativamente, podendo nos ajudar a vender ainda mais. Desse modo, veja como você pode se beneficiar.

WhatsApp

O aplicativo de mensagens caiu no gosto do brasileiro e empreendedores que queiram vender mais ou, até mesmo, fidelizar clientes, devem investir na ferramenta. Uma ótima forma de fazer com que clientes dirijam-se diretamente à sua barraca é oferecendo seu produto a eles por meio do WhatsApp, antes mesmo que entrem no primeiro estágio do ciclo de compra (entendimento da necessidade).

Além despertar, portanto, tal necessidade, você vai antecipar o trabalho do consumidor de buscar entre a concorrência. Outra forma muito inteligente de utilizar o aplicativo é enviar mensagens para saber, com antecedência, que tipo de produtos os consumidores vão buscar no final do ano. Assim, poderá fazer uma pesquisa mais específica com sua clientela!

Rappi

Um dos apps que mais vêm crescido no Brasil é o Rappi, pois o consumidor não tem que se deslocar para comprar o que deseja. Usar, portanto, esse aplicativo de delivery ou criar seu próprio sistema de entrega poderá aumentar o giro de produtos e evitar que sua barraca fique extremamente cheia em um período em que é importante dar atenção especial a cada cliente.

Máquinas de cartão

Pode parecer algo do passado, mas ainda existem muitos comerciantes que não aceitam cartões de crédito ou débito como meio de pagamento, perdendo muita venda. O consumidor brasileiro, de acordo com um estudo do Banco Central, prefere cada vez menos fazer suas compras em dinheiro. Isso faz com que o empreendedor que não queira perder oportunidade de negócio tenha que investir em maquininhas de cartão.

6. Organize e enfeite sua barraca

Todo mundo sabe a loucura que é na época de Natal: pessoas para todos os lados, concorrência acirrada e muito barulho. Desse modo, como se destacar nesse meio? A decoração tem uma grande importância quando pensamos na feira, onde a maior parte das estruturas das barracas são muito parecidas. Portanto, o consumidor não tem nada visual que chame sua atenção.

Você pode começar escolhendo lonas que tenham cores típicas de Natal, como vermelhas ou verdes. A partir de então, é possível organizar alguns produtos junto a enfeites típicos, como trono de Papai Noel, ou simular, por exemplo, uma guirlanda com frutas ou doces!

Além disso, não se esqueça de que você pode utilizar as hastes que seguram a barraca para colocar luzes LED coloridas (algumas delas funcionam com pilha) ou outros adornos coloridos que chamem atenção dos consumidores.

As festas de fim de ano são uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes e aumentar sua receita exponencialmente. Desse modo, é possível obter capital para investir no seu próprio negócio ou em ideias paralelas. Então, fique atento à nossas dicas de como vender mais no Natal e não perca nenhuma oportunidade!

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