Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Peixes

Criação de alevinos: saiba como realizar com sucesso!

Criação de alevinos

A criação de alevinos é um negócio que movimenta milhões de reais no Brasil a cada ano. No entanto, como todo empreendimento, é preciso saber muito bem tudo que diz respeito à atividade, desde as etapas técnicas até as questões legais e os produtos e equipamentos fundamentais para a produção de peixes ser bem-sucedida.

Neste artigo, vamos apresentar os principais pontos da criação de alevinos, com destaque para os cuidados e análises necessários, a alimentação dos animais, seu transporte e manejo, além dos produtos essenciais para obter os resultados esperados.

Acompanhe a leitura para saber mais a respeito, especialmente em relação aos tanques fabricados pela Sansuy — e, quem sabe, fazer o seu pedido. Siga em frente!

Como realizar criação de alevinos?

Os alevinos são peixes que ainda estão em estágio embrionário. Recém-saídos dos ovos, eles têm como uma de suas características principais a ausência da bolsa vitelínica — uma espécie de saco que armazena nutrientes vitais para a subsistência do embrião antes de nascer.

A partir do momento em que o alevino nasce, ele precisa ser cuidado e nutrido para se desenvolver. É por isso que se diz que os alevinos são para a piscicultura o que as sementes são para a agricultura — afinal, é a partir deles que os peixes vão crescer e se desenvolver até um estágio de maturidade para consumo.

Na criação de alevinos, todos buscam por uma genética que se adeque e se adapte às condições da região do Brasil onde o peixe estiver sendo produzido. Podem ser identificadas regionalidades no país, ou seja, características específicas em cada área que influenciam a produção de espécies diferentes.

Quais cuidados são necessários

Entre os cuidados na criação de alevinos destacam-se aqueles de ordem ambiental. Há espécies que são proibidas — algumas delas em determinadas regiões, outras em todo o território nacional. Por isso, deve-se ter muito cuidado na hora de alojá-las.

Uma precaução que todo criador deve tomar é de buscar a legislação e entender o que é permitido e o que não é, para evitar ser multado por criar uma espécie exótica em uma determinada região. Cada estado tem sua própria legislação e, dependendo da bacia hidrográfica da região, um mesmo estado pode ter leis diferentes para cada uma delas.

O que analisar na hora de comprar alevinos

Na hora de comprar um alevino, o produtor precisa analisar atentamente uma série de questões. Entre elas:

  • as condições do lote, ou seja, deve evitar comprar peixes muito magros e que apresentem uma natação diferente do habitual;
  • verificar se todos os peixes estão se movimentando — um alevino perdido no meio do lote pode indicar que esse peixe está doente, com riscos de contaminação dos demais.

Essa análise é importante não apenas para quem vai comprar, mas também para quem vai vender os alevinos. O vendedor deve cuidar da limpeza e da higiene de sua produção, para não deixar os alevinos doentes. Se isso ocorrer, deve ter bom senso para não passar essas doenças adiante comercializando animais contaminados.

Há, inclusive, doenças cuja notificação é obrigatória por lei, até mesmo porque muitas delas são passíveis de serem transmitidas para seres humanos. Nesse caso, a comunicação de qualquer problema é crucial, porque envolve a segurança alimentar das pessoas que vão consumir o produto.

Como é a alimentação dos alevinos

As rações devem ser oferecidas, pelo menos, três vezes por dia. Idealmente, a oferta deve ocorrer com frequência ainda maior — se possível, de duas em duas horas. Assim, os animais se mantêm bem alimentados e com desenvolvimento constante. Aproveite a menor necessidade de investimento em alimentação para alevinos do que para peixes já mais desenvolvidos e garanta que os animais estarão bem nutridos.

Um detalhe importante na hora de criar alevinos é saber se a espécie que está sendo desenvolvida é carnívora. O produtor deve ter uma atenção especial com esse tipo de peixe, pois sua tendência é se alimentar dos irmãos, já que eles consomem a própria espécie. Por isso é fundamental mantê-los bem alimentados, com monitoração constante, para que esse processo de canibalismo não ocorra.

De que maneira é feito o transporte de alevinos

O transporte é uma etapa essencial na criação de alevinos. Do momento em que eles são comprados até chegarem ao local onde seu processo de desenvolvimento terá início, é indispensável ter o máximo de cuidado possível no transporte. Por se tratar de animais frágeis, é necessário redobrar a atenção para evitar uma mortalidade excessiva. Os prejuízos são potencialmente grandes se isso ocorrer.

O que é necessário para produzir alevinos

Para começar uma criação de alevinos, é necessário:

  • água;
  • local adequado e legalização da atividade, com aprovação dos órgãos competentes do estado — é obrigatório estar de acordo com a regulamentação da atividade e enquadrado às exigências;
  • laudos de presença de parasitas, doenças, entre outros — o alevino não pode ser transportado sem que todas as vias de transporte sejam emitidas.

Como ter sucesso nas vendas de alevinos?

Depois de desenvolver a criação de alevinos, é necessário transformar todo esse trabalho em bons negócios. A comercialização de peixes movimenta milhões de reais no mercado brasileiro, e o público vem tomando gosto por espécies diferenciadas que são oferecidas nos restaurantes especializados. Mas como ter sucesso nas vendas de alevinos? Confira as dicas!

Boa localização

O local onde a criação de alevinos é feita é muito importante. Deve ser amplo o suficiente para a realização do trabalho e ter as condições meteorológicas ideais para a espécie a ser criada, assim como a vegetação adequada. O abastecimento de água deve ser em quantidade e qualidade suficientes para manter o cardume saudável.

Estrutura adequada

O produtor deve contar com estrutura adequada para não apenas criar, como também para armazenar os animais. Entre os equipamentos recomendados estão bombas d’água, freezers, caixas de isopor, máquinas de moer e tanques.

Equipe qualificada

A venda de alevinos e peixes já criados não depende só de um bom atendimento na hora de fechar negócios com compradores interessados. O ambiente deve ser limpo e agradável, a comunicação deve ser capaz de informar a todos na região sobre a existência do seu negócio e a qualidade dos produtos deve ser de alto nível.

Para isso, uma equipe qualificada é fundamental — incluindo veterinário capacitado para acompanhar a criação de alevinos e profissionais de gestão e atendimento, além de uma equipe de limpeza pronta para manter o ambiente limpo e organizado.

Não esqueça, é claro, da parte legal. A empresa deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) dentro do segmento adequado, buscar todos os alvarás e licenças para funcionamento e pagar seus impostos em dia.

Como escolher o tanque ideal para a criação de alevinos?

Tradicionalmente, a criação de alevinos é feita em viveiros escavados. Cada vez mais, os grandes produtores de alevinos estão preocupados com a segurança e, por isso, vêm aumentando o controle da produção.

Nesse sentido, o Vinitank da Sansuy é uma boa dica. Instalado acima do piso, dentro de estufas, o tanque permite que o produtor tenha controle sobre a temperatura. Além disso, o produto evita que a chuva caia diretamente no tanque e reduz a entrada de aves que se alimentam de peixes. Mais do que reduzir a quantidade de alevinos na criação, as aves podem trazer parasitas e doenças para a unidade de produção.

Temos registrado o caso de um produtor de alevinos que aproveitava cerca de 40% das larvas que nasciam em um sistema tradicional. Ao adotar a unidade de produção com o Vinitank dentro de área coberta, o criador teve condições de aumentar o controle e, assim, conseguiu reduzir a área de produção.

Com isso, o índices de sobrevivência das larvas passou de 90%. Ou seja, além de reduzir a área de produção e a dedicação dos funcionários, o produtor mais do que dobrou a quantidade de alevinos para venda.

O tanque rede Vinitanq é mais uma alternativa na criação de alevinos. O produto é fabricado com o Sannet, uma tela de poliéster altamente resistente e, ao mesmo tempo, extremamente flexível, o que facilita o manejo e a criação de peixes.

Sua instalação é fácil, rápida e ágil. A limpeza também é bastante simples. Outra vantagem é que o sistema é modular, podendo ampliar e diminuir o tamanho do tanque conforme a necessidade.

Quais são os diferenciais dos produtos da Sansuy?

Além da praticidade de instalação e de limpeza, os produtos da Sansuy utilizam revestimentos de PVC. Isso traz mais flexibilidade e facilita a higiene dos tanques, evitando doenças. Não é à toa que a Sansuy é a líder de mercado na América do Sul na fabricação de laminados PVC.

A qualidade dos produtos e do trabalho desenvolvido pela empresa — que está no mercado há mais de 50 anos — é atestada pelas certificações conquistadas ao longo do tempo. A Sansuy, uma empresa genuinamente brasileira, é certificada pelo mercado com ISO 9002, QS 9000, ISO 9001:2008 e ISO TS 16949:2009.

Assim, quem compra os produtos da Sansuy pode ter a garantia de levar para o seu negócio itens pensados para a sua necessidade, testados em padrões de alta exigência e reconhecidos pelo mercado pela sua inegável qualidade.

Esperamos que você tenha apreciado o artigo sobre criação de alevinos e entendido os principais desafios dessa atividade. Saiba que a Sansuy está ao seu lado, pronta para ajudá-lo a alcançar seus objetivos no seu trabalho de piscicultura.

Que tal comprar produtos da Sansuy que vão tornar a sua criação de alevinos um tremendo sucesso? Visite nossa loja agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *