Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

Entenda como funciona o financiamento de caminhão

financiamento de caminhão

Seja para aumentar, modernizar ou trocar a frota, o financiamento de caminhão é um processo que exige muita atenção e planejamento. Afinal, como é um investimento destinado ao trabalho e tem um alto valor agregado, é preciso avaliar minuciosamente os custos de aquisição e manutenção.

O financiamento é uma excelente alternativa para quem quer adquirir um veículo, mas não tem o valor para pagar à vista, até porque atualmente existem diversas opções disponíveis e com certeza alguma vai caber no seu bolso. Portanto, é importante pesquisar muito e analisar o melhor negócio antes de fechar o contrato.

Para ajudar você a evitar erros e prejuízos, abordaremos tópicos cruciais para entender o processo de financiamento de caminhões. Confira!

Entenda o que é o financiamento de caminhão

O financiamento acontece quando você pede dinheiro a um credor, que se compromete a pagar mediante uma taxa de remuneração. Ou seja, financiar é pegar emprestado com a promessa de devolver o dinheiro somado a uma taxa adicional.

Portanto, se uma pessoa pretende adquirir um veículo, mas não possui o valor total necessário para fazer a compra à vista, no momento da compra deve procurar uma instituição que financie o restante do valor do caminhão. A instituição vai emprestar o dinheiro e o comprador vai pagar as parcelas acordadas no contrato.

Planeje com antecedência

Antes de fazer um financiamento, é preciso prestar atenção em algumas condições para ter certeza de que está fazendo o melhor negócio. Por isso é sempre importante:

  • analisar os aspectos econômicos, como o valor, o prazo e custos do financiamento;
  • avaliar as reais necessidades do profissional ou empresa;
  • estudar a reputação da instituição que fará o procedimento;
  • manter o nome limpo, já que pessoas com o nome negativado não podem efetuar o financiamento.

Decida qual será o caminhão financiado

É importante saber que as características do seu veículo dependerão das necessidades do seu cliente e da sua empresa. Cada modelo tem uma função específica e várias condições precisam ser conferidas, como:

  • valor da entrada e do seguro;
  • distância e tempo dos transportes;
  • território que o caminhão vai percorrer;
  • tipo de carroceria;
  • condições de pagamento.

Portanto, antes de comprar um caminhão, estude todos os modelos disponíveis no mercado e suas condições de pagamento. Verifique também qual o preço da manutenção dos veículos que planeja comprar, assim como o valor do seguro e as possíveis vantagens oferecidas.

Estude a melhor forma de pagamento

O melhor meio de pagamento é à vista, já que você não pagará juros e ainda deve conseguir um bom desconto. Mas, se isso não for possível no momento, não se preocupe, pois existem várias maneiras de financiar o veículo.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O CDC é um financiamento oferecido por instituições financeiras e, por isso, é uma escolha acessível para pessoas físicas e jurídicas que estejam interessadas na compra de caminhões novos ou usados. Porém, ele exige muita pesquisa, pois suas taxas de juros variam bastante entre as instituições.

Vale lembrar que ao antecipar o pagamento das parcelas, os juros futuros são excluídos e o valor do contrato deverá ser reduzido.

Finame Procaminhoneiro

Empresas que estão cadastradas no Finame conseguem ter acesso ao Finame Procaminhoneiro, que é ofertado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Guia completo para ter segurança das estradasPowered by Rock Convert

Os maiores atrativos desse financiamento são as baixas taxas de juros e o prazo de pagamento alongado, que pode ser de dez anos com carência de até dois anos. Com ele você pode financiar de 50 a 80% do valor total e começar a pagar 24 meses após a contratação.

BNDES Procaminhoneiro

Essa é outra opção do BNDES, mas, nesse caso, o financiamento está disponível apenas para o profissional autônomo e para microempresas que faturam até 2,4 milhões por ano. Com o BNDES Procaminhoneiro é possível financiar até 90% do caminhão e o prazo para pagamento máximo chega até 8 anos.

Separe os documentos necessários

Para financiar o seu caminhão é aconselhável procurar o Detran, pois esse órgão vai consultar multas, pontuação e dados de licenciamento nos casos de veículos usados.

Não existe um padrão das instituições financeiras em relação à documentação exigida, mas na maioria das vezes os documentos necessários são:

  • RG (Registro Geral);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica);
  • comprovantes de residência que mostrem consumos como água, luz ou telefone;
  • proposta do financiamento preenchida corretamente;
  • nota fiscal do veículo;
  • formulário do Detran do seu município que mostre a inexistência de débitos do veículo;
  • comprovantes de renda ou declaração de imposto de renda;
  • requerimento para débito em conta.

Negocie o valor de entrada e os prazos

O prazo de financiamento varia de acordo com o ano de fabricação do veículo, mas, normalmente, é de oito anos. Para caminhões usados, esse prazo pode ser de seis anos, se o veículo tiver menos de sete anos, diminuindo gradativamente em função do seu tempo de uso.

Quanto à entrada, as instituições financeiras costumam exigir de 30% a 50% do valor do caminhão, o que é definido após análise de crédito do comprador e considerando o ano de fabricação do veículo.

Quanto maior for o valor da entrada, melhores serão as condições. Por isso, antes de procurar um banco para negociar o financiamento, organize sua vida financeira para dar a maior entrada possível. Assim, você diminuirá consideravelmente o número de parcelas e reduzirá o valor dos juros.

Assine o contrato

Após encontrar a melhor opção de financiamento para seu futuro caminhão, basta assinar o contrato e adquirir o seu veículo.

Leia atentamente todas as cláusulas e certifique-se de que não deixou passar nenhuma informação importante. Lembre-se de pagar em dia todas as parcelas para não correr o risco de perder o veículo ou ficar com o nome sujo.

Depois de conhecer quais as opções de financiamento de caminhão disponíveis no mercado e quais precauções você deve ter na hora de escolher o seu, se torna mais simples fazer um bom negócio. Dessa forma, o financiamento não causará consequências negativas no orçamento e você terá feito um bom investimento.

E então, nosso artigo foi útil para você? Aproveite e descubra 4 questões essenciais sobre a Lei do Caminhoneiro. Confira!

E-book: Caminhoneiro - saiba o passo a passo para se tornar um microempreendedor individualPowered by Rock Convert
8 comments
  1. Antonio Valdir lemes da Silva

    Excelente informação, pois sou carreteiro e tenho vontade de financiar um bitrem

    1. Loja Sansuy Blog

      Olá Antonio, tudo bem?

      Agradecemos o seu feedback, sua opinião é muito importante para nós, continue nos acompanhando. Abraços!

    1. Loja Sansuy Blog

      Olá João, como vai?

      Quem bom que está acompanhando nosso blog, fique ligado nas novidades! Sobre o Finame o mais recomendado é procurar o BNDES para consultar. Desejamos boa sorte!

      Abçs!

Comments are closed.