Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Feirante

Feirante: entenda o que é e como funciona a gestão da qualidade iso 9001 2015

Quem é empreendedor sabe o quanto os consumidores são exigentes, independentemente da categoria de produto ou serviço que estejam buscando. Hoje, sua necessidade impulsiona, inclusive, a criação de produtos diferenciados. Mas quando o produto não pode ser inovado, fica a critério da qualidade, principalmente, para se diferenciar da concorrência. Desse modo, a fim de garantir um padrão de excelência, foi criada a gestão da qualidade ISO 9001 2015.

O certificado ISO 9001 é uma forma de atestar que seus produtos e processos estão alinhados com as melhores práticas e sistemas de gerenciamento. Com isso, além de garantir excelência no que se entrega ao cliente, também é possível adicionar e/ou ajudar na sua credibilidade do ponto de vista do consumidor e funcionários.

Também é possível aumentar a produtividade e calcular ainda mais corretamente os custos e preço de venda, que constituem os pilares de qualquer negócio. Mas qual a relação do certificado ISO 9001 2015 com o seu comércio e como ele pode ajudar? Continue a leitura e descubra conosco!

O que é a gestão de qualidade ISO?

O certificado ISO 9001 diz respeito ao Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) das organizações, que se baseia em uma série de princípios de regras internacionais que geram a qualidade — incluindo o foco no consumidor, a melhoria na administração e nos processos contínuos. Em território brasileiro, o certificado é regulamentado pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Seu principal objetivo, portanto, é fornecer às organizações condições para que essas ofereçam com qualidade seus produtos aos consumidores, suprindo suas expectativas e melhorando processos internos que impactarão diretamente nos resultados.

Como funciona a gestão da qualidade ISO 9001 2015?

A ISO (que significa Organização Internacional de Padronização, em sua tradução) tem a norma ISO 9001, que lista todas as práticas de gestão que devem ser realizadas pelas grandes empresas, garantindo a qualidade do que é produzido. No entanto, a fim de auxiliar empresas de todos os portes, o time ISO criou a norma ISO 9001 2015, sendo adaptável a qualquer tipo de negócio ou tamanho.

Nessa certificação, são abordados tópicos de estratégia, comunicação, liderança, satisfação do consumidor, novos produtos, fornecedores etc. Com isso, tais questões funcionam à base de Planejar – Executar – Avaliar – Agir, onde:

  • planejar a operação do seu negócio focado na estratégia de negócio;
  • executar o plano de ação e colocar em prática as melhorias necessárias;
  • avaliar processos, produtos e serviços;
  • agir de forma contínua, a fim de gerar bons resultados.

Ademais, os princípios que fazem parte da gestão de qualidade ISO 9001 2015 são:

  1. foco no cliente: estar atento às necessidades atuais e futuras dos clientes, assim como se esforçar para superar suas expectativas;
  2. engajamento de pessoas: engajar a equipe a ponto de que todos estejam envolvidos no objetivo do negócio;
  3. melhoria: a melhoria nunca para, portanto, deve ser um processo contínuo;
  4. liderança: líderes são diferentes de chefes e devem manter um ambiente saudável na organização;
  5. tomada de decisão: sempre baseada em evidências e avaliação de dados;
  6. relacionamento: pensar sempre em todas as partes envolvidas, mantendo um bom relacionamento.

O valor agregado que uma empresa recebe com a utilização do certificado ISO vai, desse modo, além do financeiro, pois envolve todos os colaboradores, auxiliando em seu desempenho, melhorando processos e refletindo na relação com o consumidor.

Agora que você já sabe como funciona, que tal saber mais sobre a importância dessa certificação? Vamos lá!

Qual a importância da certificação ISO na compra de lona para feira?

Primeiramente, é relevante destacar a importância da certificação ISO para qualquer empresa, afinal, ela engloba a maioria dos modelo de negócio. Embora seja difícil garantir que o padrão de qualidade seja o mesmo para todos, o rigor exigido pela ISO 9001 garante que os processos sigam as normas e detenham da excelência esperada.

Além da avaliação, por meio do certificado também é possível identificar e implementar melhorias, trazendo um melhor resultado do seu comércio — tanto com o cliente quanto com o seu próprio desempenho interno. Quando nos referimos ao desempenho do negócio em si, estamos falando também da satisfação dos funcionários e a evolução dos resultados operacionais.

De forma geral, quando se segue uma série de normas que, normalmente, seriam difíceis de se auto gerenciar, é possível aplicar algumas ações mais eficientes e focar o trabalho da equipe para atingir o objetivo final. Consequentemente, você irá ter uma equipe mais organizada, que admira o local de trabalho e suas as condições, assim como clientes ainda mais satisfeitos.

Sua empresa é beneficiada não só quando você pratica tal gestão de qualidade, como também conquista fornecedores que tenham essas certificações — sabendo, assim, que o produto adquirido terá a qualidade que espera, e evitando problemas futuros.

A Sansuy conquistou importantes certificações, como ISO 9002, QS 9000, ISO TS 16949:2009, IATF 16949:2016, o que mostra a sua determinação em criar produtos que sejam referência no mercado de lonas para feirantes e outros ramos também. As lonas para feiras fazem diferença na hora de apresentar e organizar seus produtos aos clientes, mas também para mantê-los em um local que conserve a sua qualidade.

Ao adquirir uma lona para feira que obtenha as certificações ISO, é possível evitar contaminação nos alimentos e frutas, por exemplo, que pode acontecer pelo contato direto com o plástico sob influência do calor — o que é muito comum nas feiras. Desse modo, feirantes e clientes da Sansuy podem ficar despreocupados com tal problema.

Agora que você sabe como funciona a gestão da qualidade ISO 9001 2015, não perca tempo e implante-a já em seu comércio. Além de garantir a melhoria nos processos e na entrega do produto ao seu cliente, também é possível aumentar a sua produção. Ah, e não se esqueça de que se você presa por qualidade, também precisa escolher fornecedores que possuam certificados de qualidade, assim, seu negócio terá excelência de ponta a ponta!

Viu como é relevante saber sobre o certificado de qualidade? Então, veja agora como a Sansuy pode ajudar a você expandir o seu negócio e aumentar suas vendas!

Powered by Rock Convert
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *