Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Lonas

Lona com bojo: entenda as particularidades desse produto

lona com bojo

A lona de qualidade é um componente fundamental para a rotina dos caminhoneiros. Ela ajuda a proteger a carga e garante um bom desempenho no transporte de diversos produtos. No entanto, cada implemento tem uma necessidade e, pensando nisso, foi criada a lona com bojo.

Com características específicas, ela oferece um bom alinhamento na hora de cuidar da cabeceira do implemento. Antes de fazer a compra, convém conhecer as particularidades do item, de modo a selecionar corretamente.

A seguir, você entenderá tudo sobre esse elemento e descobrirá por que ele merece a sua atenção. Confira!

Qualidade é sempre a melhor escolha

Tanto no modelo com bojo quanto no tradicional, é indispensável que a lona seja de qualidade. Afinal, ela ajuda a impermeabilizar a carga e evita a perda de produtos ao longo do transporte, por exemplo.

Também auxilia a manter todos os componentes em seu devido lugar. Para alguns tipos de carga, isso é essencial, já que a movimentação pode causar prejuízos e alterar o comportamento do que é transportado.

A qualidade é igualmente importante para obter a adaptação ao implemento ou carroceria. Com a evolução nas estradas, os modelos de veículos também se alteraram. Os caminhões do tipo Toco, por exemplo, foram substituídos pelos Truck e, depois, pelas carretas e pelo Bitrem. Hoje, o rodotrem e o rodocaçamba aparecem com destaque. Se a lona não conseguir se acomodar nas carrocerias, o produto não fica protegido.

No caso de uma caçamba, por exemplo, o item tem que ser menor para cobrir a parte da entrada. Já os implementos graneleiros são do tipo caixa-alta. Como transportam os 200 milhões de toneladas de grãos do país, normalmente são feitos de aço e sem dobradiças.

Os modelos antigos, por outro lado, são estruturados em madeira e apresentam uma dobradiça, que duplica a capacidade. Nesse caso, a lona também precisa proteger esse ponto, já que ele é um local de entrada para água da chuva, além da cobertura.

Tudo isso leva à conclusão de que a qualidade da lona — inclusive, da que traz o bojo — tem que ser avaliada de acordo com as necessidades de cada transporte.

Diferenciais da lona com bojo

Tradicionalmente, o bojo é conhecido como algo que ajuda a dar sustentação a tecidos. Com a lona para caminhões, funciona de maneira semelhante. Esse produto tem um elemento extra que permite que ela se adapte à cabeceira diferenciada de um implemento.

Para os caminhoneiros, o alinhamento da cobertura é essencial, pois a terminação das laterais deve se encaixar perfeitamente. Na maioria dos casos, a plana retangular dá conta do recado. No entanto, para a cabeceira arredondada, é preciso ter características específicas — e é nesse momento que a lona com bojo é usada.

Para explicar melhor, vale conhecer quais são os diferenciais desse produto e como ele pode ampliar os resultados.

Maior alinhamento da cobertura na carroceria

Um dos principais cuidados de qualquer caminhoneiro é obter uma cobertura completa, bem encaixada e com alinhamento no implemento. Isso protege a carga por igual e, em muitos casos, ajuda na divulgação da marca. Porém, como visto, cabeceiras sinuosas não se adaptam corretamente a um modelo retangular.

A lona com bojo surge para resolver o problema. Ela tem um excesso de material em um ponto para compensar o peito arredondado. Também ajuda a garantir o alinhamento apesar da presença de ripas e/ou arcos no “teto” do implemento.

Graças à sua característica, oferece o alinhamento completo na carroceria, o que garante uma finalização otimizada.

Criação exclusiva

Especificamente, a Vinilona 1000 com bojo tem um grande diferencial. Ela foi desenvolvida pela Sansuy diante de uma necessidade de mercado, a partir da adaptação de um produto prévio.

Sua criação, portanto, surgiu para atender a uma demanda de mercado e, principalmente, para resolver um problema que muitos caminhoneiros enfrentavam. Isso garante o melhor emprego da peça, de modo a obter total proteção do implemento.

Uso voltado para linha especial

A criação da lona com bojo da Sansuy, inclusive, tem um ponto que merece atenção. Ela foi desenvolvida de forma específica para a linha R, da marca de caminhões Randon.

Essa linha conta, por exemplo, com um Bitrem Graneleiro. O design sinuoso favorece o transporte de grãos e facilita a carga e a descarga. No entanto, o peito arredondado e os arcos geravam dificuldades no posicionamento de lonas retangulares tradicionais.

A Sansuy, então, desenvolveu a peça exclusiva para esse modelo. Para quem busca uma peça de reposição para esse implemento, o produto é único no mercado e oferece os melhores resultados. Assim, o caminhoneiro consegue reduzir os custos e deixa a carga completamente protegida e a cobertura, alinhada.

Cuidados necessários para manter a sua lona

Depois de adquirir a lona com bojo, é essencial saber como usá-la e preservá-la. Isso garante maior durabilidade para o item e faz com que ele cumpra a sua função com total confiabilidade. Na sequência, veja algumas dicas que devem ser seguidas.

Evite pontos de enganchamento

Por maior que seja a qualidade da lona, ela é feita com material plástico. Então, se for posicionada sobre um ponto cortante e for puxada, vai rasgar, invariavelmente. Portanto, o manuseio correto ao lonar e deslonar é essencial.

Não puxe o item quando ele estiver preso e sempre confira se existe algum elemento perfurante. Os chamados pontos de enganchamento devem ser evitados, de modo a garantir a integridade da cobertura.

Tenha cuidado com a fixação

Ao prender esse material, também é importante compreender o papel da lona com bojo. Ela serve para proteger a carga, mas apenas contra intempéries. Ou seja, não se trata de um componente capaz de amarrar o que será transportado.

Se esse processo for necessário, use as cordas e cintas por baixo da lona. Do contrário, o contato causará muito atrito, retirará a camada de PVC e fragilizará a cobertura. Com esse desgaste elevado, ainda há o risco de ocorrer a entrada de água.

Realize a limpeza corretamente

Não menos importante, a hora de limpar o material merece atenção especial. O ideal é que o processo seja executado apenas com água e sabão neutro, para evitar agressões.

Utilizar produtos químicos e esfregar muito a superfície só servirá para fragilizar a estrutura. Portanto, use misturas simples e que não causem reações com a composição plástica.

A lona com bojo é exclusiva, desenvolvida a partir de uma necessidade de mercado e voltada para a Linha R de caminhões da Randon. Com a escolha do material da Sansuy e os cuidados no uso, você terá um produto durável e que atende, especificamente, às suas exigências.

Agora que já conhece as características, confira a Vinilona 1000 Sansuy da Linha R e faça a sua compra!

 

E-book: 4 oportunidades para reciclar a sua lona de caminha~o e ganhar dinheiroPowered by Rock Convert
2 comments

Comments are closed.