Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Peixes

O que considerar na criação de peixes em tanques de lona?

criação de peixes em tanques de lona

Uma criação de peixes em tanques de lona tem características próprias que garantem que essas espécies se desenvolvam saudáveis e dentro de parâmetros da piscicultura. Apesar de não serem o habitat, é possível tornar esses locais adequados para a criação.

Para isso, ao montar um viveiro controlado em tanques, alguns cuidados devem ser tomados. As espécies certas devem ser escolhidas, além de ser preciso haver cuidados com manejos básicos do cotidiano. São pontos fundamentais para garantir peixes saudáveis e prontos para serem repassados ao mercado.

Neste post, você entenderá melhor como uma criação de peixes deve ser feita em tanques de lona! Confira os parâmetros principais e as melhores práticas.

Quais são as características do tanque de lona?

A criação de peixes em tanques de lona é uma excelente forma de reproduzir o habitat das espécies, mas em um ambiente devidamente controlado. Isso permite um manejo especializado, dedicado ao desenvolvimento da criação voltada ao mercado.

Nessa busca, há basicamente dois tipos de estruturas: os tanques escavados e os circulares elevados. Ambos usam a lona como material de revestimento, contando com a qualidade e a resistência desse material.

Tanques escavados

O tanque escavado é um modelo tradicional e muito utilizado em áreas amplas. Trata-se de fazer uma escavação no solo, formando uma espécie de lago artificial. Nesse caso, a lona impermeável ou geomembrana (termo técnico) é utilizada para formar uma camada que impede o contado da água com o solo.

Nessa escolha, a lona é importante para proteger o nível de qualidade da água em que as espécies são criadas. Além de preservar suas características naturais, o material ainda se mostra mais simples de ser higienizado, como na remoção de restos de alimentos e fezes dos peixes.

Tanques elevados de lona

Os tanques são elevados, ou seja, funcionam quase como uma piscina, em uma estrutura que pode ser de tela de malha quadrada, fios de arame, de aço, e até mesmo, de carbono. Mais controlada, a área dos tanques pode ter diferentes tamanhos, mas se mostra bem interessante aos locais com menor espaço para a criação.

A parte da lona dos tanques circulares forma bolsões que ficam sustentados pelas estruturas metálicas. Sendo assim, é possível usar essa parte de lona para aplicar um revestimento em tanques de alvenaria antigos. Isso permite renová-los e ainda aplicar a impermeabilização que muitos precisam com o passar do tempo.

Quais espécies podem ser criadas em tanques de lona?

É sempre importante considerar que algumas espécies se desenvolvem e alcançam tamanhos grandes, o que exige uma infraestrutura que as comporte. A criação de peixes em tanques de lona não é exatamente restritiva, desde que o criador entenda as necessidades que cada espécie tem.

Algumas têm restrições quanto à temperatura, por exemplo, além de necessitarem de práticas específicas de manejo. Essas questões não são tão impactadas pelo fato de serem criadas em tanque. É preciso apenas garantir o espaço compatível com o tamanho que os peixes alcançam e executar as práticas de manejo adequadas.

No entanto, é sempre importante destacar que algumas espécies são tradicionalmente as preferidas por piscicultores para viver nos tanques de lona. Entre elas, as principais são:

  • garoupa;
  • tilápia;
  • pacu;
  • pirarucu;
  • tabatinga;
  • tambaqui.

Quais são os cuidados necessários na criação de peixes em tanques de lona?

A criação de peixes em tanques de lona depende exclusivamente de alguns cuidados básicos, para que as espécies tenham o melhor habitat. Na prática, a preocupação se resume a dois fatores básicos: qualidade da água e espaço que o tanque oferece aos peixes. Entenda melhor sobre esses detalhes a seguir!

Qualidade da água

Primeiramente, é importante garantir que a água de qualidade chegue a todos os níveis do tanque. Algumas espécies ficam na parte de baixo da estrutura, então, elas devem ter as mesmas condições. Além disso, o ponto principal é o nível dessa água, que deve estar nos melhores padrões para evitar riscos de contaminação causados por restos de alimentos e fezes dos animais.

O trabalho se dá no sentido de manter essa água sempre filtrada, o que demanda equipamentos como uma bomba e o próprio filtro. O ideal é que essa água seja constantemente renovada, na garantia de que ali haverá sempre as melhores condições para a criação das espécies.

O ideal é que seja feito um controle da qualidade da água, usando parâmetros básicos de piscicultura. Qualquer descuido pode ser muito perigoso, causando desequilíbrio e a perda das condições mínimas de criação, o que resulta na morte dos peixes.

Tamanho adequado do tanque

É sempre importante considerar o tamanho máximo que cada espécie é capaz de atingir, já que esse deve ser o parâmetro na hora de projetar as dimensões do tanque. Do contrário, os peixes terão dificuldade de locomoção, o que impacta, até mesmo, no desenvolvimento da estrutura física.

Além disso, o tamanho do tanque também impacta nos hábitos alimentares dos peixes. É importante ter o cuidado para que, no manejo, seja garantida a chegada dos alimentos a todos que estão no tanque. Do contrário, pode haver um deficit de nutrientes, o que também atrapalha crescimento dos peixes, podendo causar, até mesmo, a morte.

O que considerar na escolha do tanque de lona?

Escolher um tanque de lona de qualidade é fundamental quando se pensa em piscicultura, afinal, a estrutura adequada fará toda diferença para a criação. A seguir, confira alguns pontos que não podem ser negligenciados!

Qualidade da lona

Uma lona de qualidade, impermeável e resistente é um detalhe básico, mas que faz toda a diferença. É importante sempre estar certo da aplicação quando fizer essa busca. Lonas dos tanques circulares elevados têm características diferentes do que as voltadas para os escavados, que são na verdade geomembranas.

Práticas de manejo

O manejo influencia o tipo de tanque de lona utilizado. O tamanho e a estrutura precisam ser adequados à rotina de controle e troca de água, alimentação e outros cuidados que se diferenciam entre peixes e rãs, por exemplo.

Fabricante

Nesse caso, estamos falando de qualidade e referência no segmento! Uma empresa que já está há anos no mercado sabe o que seu consumidor precisa, ou seja, aplicará isso no produto. Em se tratando de tanques de lona, a Sansuy é líder, especialmente como o Vinitank!

A criação de peixes em tanques de lona pode render bons frutos e ser um negócio muito lucrativo aos criadores. Para isso, basta adquirir a estrutura certa e garantir o manejo adequado.

A Sansuy tem tudo que você precisa para montar o melhor local para a atividade. Visite nossa loja on-line e compre, agora mesmo, seu tanque de lona!

Powered by Rock Convert
13 comments
  1. Oscar keller

    Eu sou paisagista e trabalho com lagos ornamentais gostaria de saber dos produtos que vocês comercializam e preços. Obrigado

    1. Loja Sansuy Blog

      Olá Oscar, como vai? Que bacana, entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre esse produto: SAC 11 2139-2888 / WhatsApp 11 99638-0772.

      Att,
      Loja Sansuy

Comments are closed.