Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

Pai caminhoneiro: 9 dicas para aproveitar o Dia dos Pais

Pais caminhoneiros

O Dia dos Pais se aproxima e a maioria das pessoas já começa a se programar para passar esse fim de semana reunida com a família, porém, para os pais caminhoneiros, essa realidade pode ser muito diferente.

O cotidiano desse profissional é bastante movimentado, com prazos apertados para a entrega das mercadorias, tempo curto e o trânsito cada dia mais agitado. Isso, muitas vezes, compromete os finais de semana e feriados dificultando um pouco as visitas à família.

Aproveitar mais tempo com as pessoas mais próximas é o desejo da maior parte dos motoristas de caminhão, mas o tempo entre uma viagem e outra transforma essa simples aspiração em um desafio e, assim, as famílias encontram bastante dificuldade para manter uma rotina convencional.

Como é a rotina de um caminhoneiro?

Um número significativo de caminhoneiros relata que ingressou na profissão para realizar um sonho de infância ou porque gostaria de viajar sempre e conhecer novos lugares e pessoas diferentes. Esses são grandes atrativos para quem gosta de dirigir veículos e se lançar em aventuras. No entanto, não demora muito para que a realidade se imponha de mãos dadas com as dificuldades.

O trabalho desse profissional requer tempo e comprometimento em suas arrastadas e seguidas horas rodando pelas perigosas estradas do país — jornadas de 14 até 24 horas. Eles percorrem longas distâncias, não se alimentam corretamente e, muitas vezes, se mantêm na profissão por falta de uma opção mais rentável e com a mesma estabilidade.

A falta de segurança é uma companhia constante e um grave problema, que coloca suas vidas em risco frequentemente. O motivo são os roubos e furtos de cargas e peças do veículo, fora a situação precária de inúmeras das rodovias pelo Brasil afora, responsáveis por muitos acidentes fatais.

Além de tudo isso, eles precisam lidar com a distância da família, o que costuma ser uma das condições mais determinantes para que muitos pensem em deixar a profissão. Todos esses fatores somados resultam em uma enorme carga de estresse, suficiente para provocar problemas de saúde dos mais variados.

Para os caminhoneiros, a busca pelo equilíbrio não é algo fácil de resolver. Balancear trabalho, bem-estar e convívio familiar é algo desafiador. No entanto, algumas alternativas paliativas podem ajudar o seu pai caminhoneiro a ter um pouco mais de qualidade de vida.

Como homenagear os pais caminhoneiros?

Na impossibilidade de viajar com ele para fazer companhia, é possível presenteá-lo com alguns mimos interessantes, aconchegantes e, até mesmo, tecnológicos. A seguir, selecionamos 9 dicas para tornar a rotina massacrante do seu pai mais prazerosa e confortável. Confira!

1. Almofada massageadora

Os períodos extensos em que o motorista permanece sentado dentro da cabine de um caminhão podem ser bastante prejudiciais para a coluna. São horas a fio na mesma posição, que causam dores, má circulação do sangue e outros males.

Para aliviar os sintomas dessa imobilidade, surpreenda-o com uma almofada massageadora que imita movimentos de shiatsu. É uma boa saída para ajudar o seu pai motorista a ficar mais relaxado, amenizando suas dores musculares.

2. Carregador solar para celular

Nem sempre é possível carregar baterias de celular com eletricidade. A boa notícia é que já existem carregadores solares que conseguem abastecer totalmente a bateria em aproximadamente duas horas de exposição ao sol, o que pode ser feito dentro do próprio caminhão.

3. Kit multimídia (celular, GPS, câmera de ré)

Presentes tecnológicos são úteis, ágeis e lúdicos também. Para uma boa comunicação e orientação geográfica, nada melhor para facilitar a vida do que ter um kit — que também é conhecido como central multimídia. São diversos os serviços e funcionalidades: de bluetooth e GPS a câmera de ré com infravermelho.

Guia completo para ter segurança das estradasPowered by Rock Convert

4. GPS de rota de caminhão

Se o seu pai caminhoneiro gosta de mais especificidades para traçar suas rotas de viagem, uma boa pedida é um GPS especialmente projetado para motoristas de caminhão. Esses aparelhos têm informações que apuram altura, trajetos proibidos e mapas atualizados.

Alguns recursos adicionais incluem a possibilidade de inserir informações específicas do veículo, como peso bruto e altura do caminhão. Esses recursos eliminam o transtorno na hora de apurar alturas de pontes e os caminhos mais adequados. Além disso, podem ajudar o motorista a encontrar um restaurante ou um ponto de descanso mais próximo.

5. Cobertor elétrico

Muitos motoristas podem deixar seus caminhões e pernoitar em um hotel na localidade por onde estão passando. No entanto, em áreas remotas, as acomodações podem estar indisponíveis — e a única saída é dormir dentro da cabine do veículo.

Em situações como essas, pode fazer muito frio no interior do veículo, dependendo do local e da época do ano, e um cobertor elétrico é bastante útil, já que dispensa o uso de mais algum tipo de agasalho.

6. Kit de banho

Para quem passa uma boa parte do seu tempo usufruindo de uma casa compacta como são as cabines dos caminhões, os objetos pessoais precisam ser práticos. Assim sendo, é muito conveniente ter um kit de banho completo, incluindo uma toalha fácil de secar, sapatos para banho e um roupão.

É bom lembrar que isso pode ser muito útil também nas paradas, quando é possível tomar um banho com mais conforto.

7. Geladeira portátil

Um refrigerador portátil pode ser extremamente proveitoso para quem vive na estrada. Afinal, paradas em lanchonetes geralmente são um convite irresistível para lanches nada saudáveis.

Ter a possibilidade de carregar o próprio alimento, devidamente conservado em uma geladeira portátil e alimentada por uma bateria do caminhão, é uma ótima ideia. Essa é uma forma de encorajar o seu pai a manter uma dieta adequada, com praticidade e comodidade.

8. Monitor de pressão dos pneus

Segurança é algo de extrema importância para quem trabalha conduzindo um caminhão. Muitas coisas estão relacionadas à sensação de estar seguro e uma delas é poder manter em dia a manutenção do caminhão.

Um item interessante para caminhoneiros é o monitor de pressão para pneus: uma ferramenta que ajuda a evitar o desgaste prematuro dos pneus. O investimento pode ser um pouco dispendioso, mas, a longo prazo, traz economia para o motorista — e isso é muito bem-vindo.

9. Uma chamada/facetime

Se o seu pai estiver viajando justamente no Dia dos Pais, você pode escolher algum dos presentes acima indicados e esperar pela volta dele. Enquanto isso, surpreenda-o com uma chamada/facetime. Certamente, ele se sentirá mais perto de você e da família toda, e isso fará um bem enorme.

O Dia dos Pais é uma data especial e aguardada por muita gente, principalmente por aqueles que estão certos de que encontrarão seus pais nesse dia. Porém, pais caminhoneiros nem sempre podem se dar ao luxo de verem seus filhos, então, faça uma surpresa e preste a sua homenagem com algo que o fará lembrar de você sempre que estiver usando. Essa também é uma maneira de vocês estarem juntos.

E você, já sabe o que dar ao seu pai caminhoneiro no dia dele? Aproveite para compartilhar o post nas suas redes sociais e ajudar outras pessoas com algumas dicas!

E-book: Caminhoneiro - saiba o passo a passo para se tornar um microempreendedor individualPowered by Rock Convert