Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Peixes

Saiba como escolher lona para lago ornamental

lona para lago ornamental

A compra de lona para lago ornamental é uma decisão que gera muitas dúvidas para quem deseja construir essa estrutura. Seja para criar peixes, seja para estabelecer um ambiente controlado para residências, é possível ter um resultado de qualidade, desde que construído da maneira certa.

Há algumas exigências básicas para conseguir montar um local acessível, de fácil manutenção e que possa ser usado também para a piscicultura. A lona escolhida é um ponto decisivo, já que garante as melhores condições da estrutura. Nada que um produto de qualidade não resolva! É importante comentar que o material usado é comumente chamado de lona, mas seu nome correto é geomembrana.

Neste post, você saberá como montar um lago ornamental! Saiba qual é a lona mais adequada e como ela impacta a criação de peixes dentro dessa estrutura.

O que é necessário para fazer um lago ornamental?

O lago ornamental é um projeto que precisa de trabalho prévio de planejamento um pouco mais complexo. É importante contar com um engenheiro, já que há a escavação no terreno. Se não for feita da maneira certa, essa intervenção pode gerar deslizes e outros acidentes em longo prazo.

Além disso, o projeto paisagístico é fundamental. Ele determinará, entre outras questões, onde o espelho d’água desse lago será encaixado. O planejamento que abrange essas etapas torna tudo mais seguro e garante que a estrutura será sólida e não causará nenhum problema.

Muitos desses lagos são feitos pensando no desenvolvimento da atividade de piscicultura, já que ela é rentável e pode ser um bom negócio. Diante disso, a presença desses profissionais é importante para evitar qualquer risco à criação de peixes no futuro.

Os materiais

A lona ou geomembrana para lago ornamental é outro ponto crucial para dar origem a um local propício para o crescimento de espécies. Nesse caso, o produto escolhido deve ser resistente, impermeável e capaz de suportar o manejo no momento de aplicação sobre a escavação.

Essa aplicação é feita com uma geomembrana de PVC, camada que usa um TNT (Tecido Não Tecido) expecífico com a proposta de deixar as paredes e fundo desse lago ornamental totalmente impermeáveis e resistentes. Isso garante que não haverá nenhum desgaste ou rasgos em casos de atrito com o solo e com pedras existentes nele.

O PVC também é mais receptível à cola, caso seja necessária para reparos ou fixações dessa lona para lago ornamental. Além disso, ele se mantém resistente a soldas químicas, frias e por calor. Assim, processos simples e rápidos podem ser usados sem causar nenhuma consequência à estrutura.

Como a lona influencia a criação do lago ornamental?

A lona (geomembrana) para lago ornamental pode ajudar essa estrutura a ser melhor construída e, no cotidiano, ser mais fácil de manter. O material de qualidade também proporciona maior suporte para o manejo, em casos de criação de peixes no local. Veja quais impactos positivos essa lona gera ao lago!

Facilita a manutenção do espelho d’água

O espelho d’água é a possibilidade de visualizar o fundo do lago, ou seja, é preciso saber o que está acontecendo em toda a área da estrutura. Isso só será possível em uma montagem artificial se a lona der essa visibilidade, o que depende exclusivamente da cor do material utilizado.

Lonas escuras não refletem a luz, fazendo com que esse lago não possa ser controlado da superfície. É importante escolher uma cor neutra, já que ela também receberá areia branca para o seu fundo. Assim, com reflexos claros e a manutenção da água, será fácil ver os peixes e acompanhar o crescimento deles.

Evita a contaminação da água

Um dos problemas na construção de um lago escavado é o contato dos peixes com as paredes dele, ou seja, com a terra. Nessas áreas, há materiais minerais que podem ser tóxicos aos animais e que podem também contaminar a água.

Em larga escala, as consequências podem ser graves, matando as espécies e gerando grande prejuízo à atividade de piscicultura. A lona para lago ornamental precisa ser impermeável e construída com lâminas do PVC. Essa é a chance de evitar qualquer contato de compostos indevidos com a água e com os peixes.

Possibilita um lago de qualquer amplitude e formato

Lonas de qualidade também são mais resistentes, mas sem que isso limite sua capacidade de se adequar à escavação. É comum achar materiais grossos, impermeáveis, mas que não sejam flexíveis. Para quem deseja um lago amplo e não exatamente em um formato bem definido, essa falta de adaptação pode ser um problema.

A lona precisa ter a capacidade de se adequar a qualquer espaço após a escavação, e isso está diretamente relacionado à sua flexibilidade. Essa é uma qualidade que não pode ser dispensada na hora de comprar a lona.

Como escolher a lona ideal para essa estrutura?

Em busca da melhor lona para lago ornamental? Veja quais características fundamentais precisam ser buscadas nesses produtos e saiba por que elas fazem diferença!

Formulação para organismos aquáticos

É fundamental que a lona em questão tenha sua formulação voltada para organismos aquáticos. Isso garante que, mesmo com padrões altos de resistência, esse material não vai agredir a água e muito menos os peixes ou as outras espécies que forem criadas no lago.

Adequação ao projeto do lago

Também é importante que essa lona seja confeccionada em painéis ou módulos. Geralmente, os projetos são desenvolvidos dessa forma, por isso é importante que a área da lona seja capaz de cobrir todo o espaço. Assim, são reduzidos os trabalhos de aplicação, o que também diminui custos!

Suporte à perda de água e infiltrações

As lonas também precisam, realmente, ser as geomembranas de PVC, já que entre suas características está a contenção do fluxo de água. Esse é um dos aspectos que garantem o bloqueio de vazamentos e impedem a perda de água em casos de infiltração.

Uma boa lona para lago ornamental é decisiva para ter um local em que a criação de espécies aconteça de maneira produtiva. Materiais de ponta são a base do sucesso do projeto!

Para isso, é sempre importante contar com fabricantes experientes, como a Sansuy! Visite nosso sitel e confira a Vinimanta, produto voltado para lagos escavados!

Powered by Rock Convert