Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Lonas

Saiba tudo sobre lona encerada para caminhão

lona encerada para caminhão

Já pensou em comprar uma lona encerada para caminhão, mas ficou na dúvida? Então, chegou a hora de solucionar esse problema! Neste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber a respeito do produto.

Ao longo do texto, vamos abordar suas principais características, como escolher a lona ideal para a carga a ser transportada, quais mercadorias necessitam da lona encerada para garantir sua integridade, as principais vantagens do produto e, é claro, o que levar em conta na tomada de decisão de compra da lona.

Ficou interessado? Então, siga em frente para saber mais!

Características da lona encerada para caminhão

A lona encerada para caminhão é feita com fio 8 100% de algodão, ou seja, não é sintética. O nome “encerada” tem origem no material que é aplicado sobre a lona, que a impermeabiliza.

“Trata-se de um produto que existe há mais de 100 anos. Foi muito utilizado na proteção de vagões de trem”, explica Weber Dutra, gestor do departamento comercial da Sansuy.

É possível que esse tipo de meio de transporte, ao passar por trechos urbanos, tenha as lonas roubadas ao diminuir sua velocidade para transitar nas cidades. Assim, o uso do produto como forma de proteger as cargas tem sido evitado.

Importância da escolha do tipo de lona para caminhão

Escolher o tipo de lona ideal para cada situação é essencial no transporte de cargas. Nem todos os carregamentos precisam ser levados com a proteção de uma lona encerada, mas aqueles que se beneficiam desse tipo de material certamente chegarão em melhores condições ao seu destino do que aqueles que não foram armazenados corretamente.

A lona encerada é ideal para cargas que precisam ser impermeabilizadas sem que se abra mão da transpiração. Por exemplo, uma carga de cimento que acabou de sair da produção e ainda está aquecida pode provocar a evaporação e a condensação do ar, o que inevitavelmente formará gotículas na lona. Se essas gotas pingam na carga, podem comprometer a qualidade do produto. Optar por uma lona sintética, nesses casos, é um erro.

Antes de definir qual material será utilizado para cobrir e proteger os produtos transportados, no entanto, é essencial definir e entender algumas questões, tais como:

  • que tipo de carga será conduzida;
  • qual a distância a ser percorrida.

Falaremos mais a respeito desses aspectos na sequência do texto. Vamos em frente!

Tipos de carga ideais para lona encerada

Como mencionado anteriormente, alguns produtos específicos precisam ser transportados com uma lona que garanta a sua integridade durante o percurso. Seja por questões químicas (tipo de material transportado) ou por segurança do ponto de vista físico (garantir que não cairão durante o transporte), a lona encerada é a opção indicada em certas situações. Continue a leitura para entender melhor.

Produtos que precisam de transpiração

Há produtos que precisam de transpiração durante o transporte. Um exemplo já citado é o do cimento ainda aquecido, mas há certos tipos de alimentos que também têm essa necessidade, especialmente os hortifrútis, como os seguintes:

  • alface;
  • couve;
  • melancia;
  • coco, entre outros.

Cargas de caixarias

Esse tipo de carga precisa ser amarrado para seu transporte ocorrer com segurança e respeito à legislação. A lona encerada proporciona uma vantagem: ela permite a amarração da carga utilizando a própria lona, usando cintas de segurança.

As lonas sintéticas para carretas não podem ser amarradas com cordas, pois o atrito causa avarias na mesma. É possível, sim, fixá-las em ganchos través de elásticos ou borracha ao redor da carga, mas sem mantê-la firme e imóvel durante o trajeto.

Alguns tipos de carga seca ou caixaria podem ser amarradas, mas há restrições ao uso de cordas como forma de garantir a segurança no transporte de mercadorias. Hoje em dia, a fita de amarração é mais indicada, levando-se em conta a proibição do uso de cordas em certos casos. A lona encerada, no entanto, é a única alternativa que resolve o problema sem a necessidade de adquirir materiais adicionais.

Vantagens da lona encerada para caminhão

Acompanhe os principais benefícios do uso da lona encerada para caminhão.

É biodegradável

Além das questões de transpiração e amarração das faixas, a lona de algodão — como é o caso da lona encerada — também atende a uma forte demanda dos dias de hoje: a utilização de menos materiais plásticos no planeta.

Por ser biodegradável, uma lona 100% algodão leva menos tempo para ser absorvida pela natureza.

Tem alta durabilidade

As lonas enceradas para caminhão são mais duráveis. Para se ter uma ideia, o mesmo material usado nesse tipo de produto também é aplicado em velas de e, que embarcações devem ser bastante resistentes.

Protege da chuva e do calor

A lona encerada, por ser impermeável, protege da chuva. Ao repelir a água e a umidade, esse tipo de lona também troca calor com o ambiente, o que evita que a carga fique superaquecida, mesmo em trajetos longos.

A escolha da lona encerada para caminhão

Ao comprar uma lona encerada para caminhão, é importante que o interessado verifique se ela é feita de algodão de fio 8, considerado o mais adequado para transporte. Além de ser 100% algodão, o item é biodegradável e atende às demandas ambientais.

A medida da lona é outro fator importante a ser verificado. Ela deve ser adequada para proteger a carga como um todo, e não apenas uma parte. Imagine chegar ao destino com uma porção da carga avariada e pense nos prejuízos que isso pode causar.

Também é preciso levar em conta a questão estética: lonas de determinadas cores podem ser exigidas, seja para seguir os padrões de uma empresa ou, simplesmente, pela preferência futebolística de quem compra. Afinal, rodar por aí com as cores do time do coração pode ser importante para muita gente!

Diferenciais da lona encerada para caminhão da Sansuy

A Sansuy é uma empresa que tem tradição na produção de lonas para transporte. A vinilona é um dos produtos mais antigos e qualificados do mercado, fazendo parte do dia a dia dos caminhoneiros há 50 anos. Portanto, o know-how da empresa é um diferencial a ser considerado — a Sansuy sabe o que faz!

Além disso, a empresa trabalha exclusivamente com lonas 100% algodão fio 8, chamada contonlona por considerar que é o ideal para lonas de transporte. Outros tipos de fios, não oferecem as condições de segurança, proteção e manutenção da integridade da carga — apesar de outras empresas do mercado optarem por usá-las em seus produtos.

Neste artigo, buscamos tratar da lona encerada para caminhão. Abordamos um pouco do histórico do produto, suas principais características, vantagens e o que levar em consideração na hora de adquiri-lo. Afinal, com transporte de cargas não se brinca, e acreditamos que apenas os melhores produtos devem ser usados para conduzir qualquer tipo de mercadoria.

Agora, que tal conhecer mais de perto os produtos da empresa? Acesse nosso site e saiba mais sobre nossa linha completa de lona encerada para caminhão!

E-book: 4 oportunidades para reciclar a sua lona de caminha~o e ganhar dinheiroPowered by Rock Convert