Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

Tudo que você precisa saber para trocar de caminhão

lona de caminhão

Conquistar mais fretes, ter maior lucratividade e obter segurança são aspectos que fazem parte dos desejos de qualquer caminhoneiro. Para consolidar tudo isso, é interessante pensar em trocar de caminhão. Afinal, esse é seu instrumento de trabalho.

Ao mesmo tempo, essa é uma decisão relevante e que, como tal, demanda uma reflexão sobre o tema. Com a preparação correta, você conseguirá fazer as melhores escolhas nessa substituição, o que favorece o transporte rodoviário de cargas.

Para que não restem dúvidas sobre como agir, descubra como substituir seu veículo e tenha total satisfação!

Por que é importante saber quando trocar de caminhão?

Como esse veículo é fonte do seu sustento, o ideal é que ele funcione da maneira adequada. Ao mesmo tempo, ele representa um valor considerável. Por isso, é preciso encontrar um equilíbrio para fazer a substituição e conquistar bons resultados. Então, é natural não pensar na mudança logo de cara, pois é sinônimo de ter que se envolver com um investimento robusto.

Por outro lado, trocar de caminhão é necessário e vantajoso de diversos modos. Com essa decisão, é possível ter mudanças significativas na rotina, o que faz toda a diferença para o dia a dia do caminhoneiro. Para entender quais são esses impactos, descubra por que é importante acertar sobre o momento de substituir o veículo.

Aumenta a segurança nas estradas

Andar pelas estradas do país nem sempre é tarefa fácil. Há muitas rodovias com problemas de asfalto, segurança ou dimensões. No entanto, qualquer dificuldade fica mais intensa quando há elementos extras em relação ao veículo utilizado. Se o caminhão estiver velho ou fora de suas condições “normais”, as questões de segurança se acumulam.

Pense nos freios. Em um veículo antigo, eles ficam desgastados e podem falhar no momento necessário. Então, os riscos de acidentes se elevam. Mesmo que você tenha todos os cuidados exigidos, o envelhecimento dos componentes os torna imprevisíveis, o que aumenta as probabilidades de problemas.

Com a troca, por outro lado, é possível ter uma proteção extra. Assim, fica fácil realizar suas atividades.

Melhora a eficiência de transporte

Outro ponto que é positivamente afetado ao trocar de caminhão é a performance. Graças a essa substituição, você encara menos paradas imprevistas ou dificuldades para seguir viagem.

Não há comprometimento da velocidade, a carga permanece protegida e é simples chegar ao destino escolhido. Com menos problemas e mais resultados, também ocorrem ganhos reforçados.

Principalmente, é um jeito de ter que trabalhar menos para conquistar os mesmos ganhos. Assim, é uma forma até de mudar a sua qualidade de vida e dos serviços que apresenta aos clientes.

Oferece economia mensal

Um veículo antigo encara diversos desafios ao longo do tempo. A manutenção de caminhões fica mais cara, já que passa a ser necessário fazer grandes consertos nas idas ao mecânico.

Com a substituição por um veículo novo, é possível reduzir os problemas. Todos os elementos funcionam de maneira otimizada, o que diminui a demanda de manutenção e os gastos associados.

Muitas vezes, também há a obtenção de garantias extras e uma redução nos valores da apólice de seguro. Com maior economia, você lucrará mais a cada viagem que fizer.

Garante novas tecnologias

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, os caminhões passam a apresentar possibilidades inéditas. Graças à presença de novos recursos, por exemplo, têm função eco. Há menos emissão de gases, cumprimento das novas leis e otimização do uso de combustível.

Também há tecnologias voltadas para a segurança, para a direção e para deixar toda a experiência mais agradável e eficiente. Em modelos antigos, praticamente nada disso está disponível. Com a troca, por outro lado, é possível aproveitar tais benefícios.

O uso das novas tecnologias, portanto, é um ótimo jeito de obter máximo desempenho e conseguir um benefício extra.

Aumenta a competitividade no mercado

Para sempre ter clientes e novos resultados, é fundamental se destacar da concorrência. Se o seu veículo é antigo, outros caminhoneiros terão a preferência no momento de realizar um trabalho.

Um veículo com maior capacidade de carga que o seu, por exemplo, terá chances mais de conquistar grandes contratos. Ao ser deixado para trás, há perda de relevância e de oportunidades.

Então, trocar de caminhão é um jeito de se adaptar ao mercado, aumentar o nível de qualidade e obter um volume maior de fretes. Ou seja: tem tudo a ver com o seu sucesso na profissão.

Como saber qual o momento de trocar o caminhão?

Saber quando realizar a substituição é essencial para obter o melhor rendimento do investimento. Ao trocar cedo demais, você não aproveita todo o potencial do veículo atual. Ao esperar demais, os riscos de segurança e desempenho são muito maiores. O equilíbrio é indispensável.

Para encontrar o momento certo, é possível analisar alguns fatores importantes. Se eles apontarem para a substituição, chegou a hora de trocar de caminhão. Veja quais são e entenda como usá-los!

Avalie a frequência de idas à oficina

A mecânica de caminhão é um dos fatores essenciais para o seu bom funcionamento. Todos os elementos precisam estar no lugar e otimizados, pois é isso que gera a performance esperada.

Quando as idas à oficina se tornam frequentes, entretanto, é preciso ligar o sinal de alerta. Esse é um cenário que aponta um desgaste acima do normal e um comprometimento do veículo.

Além de gerar mais custos, é algo que afeta o desempenho e indica que chegou o momento de avaliar a substituição.

Saiba qual é o gasto de combustível

Um dos maiores gastos com o caminhão é o combustível. Então, faz sentido esperar que o rendimento seja o melhor possível. O problema é que os veículos antigos geram dificuldades extras nesse sentido.

Primeiramente, modelos anteriores usam uma tecnologia que, muitas vezes, está defasada. Como resultado, não há máximo aproveitamento do combustível, o que conduz ao aumento dos gatos.

Além disso, os defeitos mecânicos e o próprio envelhecimento levam o motor a consumir mais que antes. Se você tiver notado que os gastos com abastecimento têm ficado maiores, um dos jeitos de resolver pode ser com a realização da troca.

Pense na sua performance

Outro indício de que chegou o momento de trocar de caminhão é em relação ao desempenho. Quanto mais velho o veículo se torna, menos “confiável” ele passa a ser. Então, há o risco de ele causar algum tipo de desafio por ter parado de funcionar no meio da estrada, por exemplo.

Também acontece do caminhão ter que ficar muito tempo na oficina, o que diminui a sua disponibilidade ao longo do tempo. No final, você não aproveita todas as possibilidades de carreira por causa dessa situação.

Reflita se já teve que negar fretes porque o caminhão estava com problema ou na oficina. Veja, ainda, se já atrasou porque ele o deixou na mão no meio do caminho e até se já perdeu clientes por causa disso. Todos esses são indícios fortes da necessidade de mudança.

Considere a sua rotina e suas necessidades

O transporte de cargas está em constante transformação. Novas empresas e exigências de mercado fazem com que seja preciso atender às demandas de um jeito diferente. Como resultado, é provável que seus principais fretes de hoje não sejam os mesmos de quando comprou o veículo.

A transformação das necessidades, entretanto, não é o suficiente para levar à troca. A ideia é compreender se o modelo é capaz de atender completamente às novas exigências previstas pelo mercado. Se ele já não resolve as suas demandas quanto aos rumos da sua atuação, então é hora de comprar um novo.

Entenda o seu momento financeiro

Como dito, a compra de um veículo como esse envolve um grande investimento. É preciso direcionar uma quantidade significativa de recursos, o que exige planejamento para que tudo saia como o esperado.

Não adianta comprar e ficar endividado ou passar um longo tempo em aperto por causa da decisão. Portanto, é indispensável considerar o seu momento financeiro. Se não tiver uma reserva financeira, vale montar uma antes de fazer a compra. Desse modo, a decisão não vai deixá-lo no vermelho.

O que considerar na troca do caminhão?

Depois de decidir que é o momento de fazer a substituição, é essencial pensar em quais são os fatores para avaliar. Eles devem ser estudados para orientar uma tomada de decisão melhor e, assim, garantir máxima satisfação com os resultados.

Também é um jeito de entender qual é a oferta que, entre tantas, faz sentido para as suas necessidades e exigências. A seguir, confira quais elementos considerar e tome a melhor decisão.

Entenda quais são as suas reais necessidades

O ponto mais importante é que o novo veículo atenda completamente às suas necessidades. Não basta que ele tenha ótimas características se não for totalmente útil para o seu cotidiano.

Então, é fundamental compreender que tipo de veículo cumpre as suas exigências e quais são as opções que oferecem um bom resultado. A ideia é identificar quais são as qualidades essenciais para que a sua rotina seja facilitada.

Verifique como deve ser o desempenho, quais são as características físicas desejadas e quais pontos demandam cuidado especial. Assim, você tem a chance de fazer a melhor compra.

Decida se será novo ou usado

Nessa etapa de consideração, vale pensar se o ideal é adquirir um veículo novo ou um seminovo. Cada possibilidade tem vantagens e desvantagens, o que significa que é preciso ter atenção.

Guia completo para ter segurança das estradasPowered by Rock Convert

Um veículo novo, por exemplo, oferece garantia e maior proteção. Além disso, é a versão atualizada e com melhor desempenho. Um usado ou seminovo, por outro lado, sai mais em conta e pode gerar uma ótima performance por apenas uma fração do preço.

Veja qual modelo atende realmente às suas exigências e busque, principalmente, boas ofertas. Assim, é mais fácil obter todas as vantagens sem ter que gastar tanto.

Avalie a carroceria e os transportes suportados

Partindo para as características físicas, é essencial considerar alguns elementos que ajudam a tomar a decisão. Em relação aos caminhões, é fundamental ter um cuidado especial com os modelos de carroceria.

Uma opção graneleira, por exemplo, é ideal para o agronegócio. Já uma câmara fria é voltada para produtos perecíveis, enquanto as cargas perigosas precisam de isolamento completo.

Pense, ainda, no uso de acessórios, como a lona de caminhão. Com essa consideração, fica mais fácil entender qual é a alternativa que atende às suas exigências e que permitirá um uso facilitado.

Compreenda a performance oferecida

A performance de um veículo é um dos aspectos fundamentais para a decisão sobre a compra. Com os caminhões, não é diferente. Então, não deixe de avaliar qual é o desempenho de cada modelo antes de fazer a sua escolha.

A ideia é pensar, por exemplo, na quilometragem rodada por litro de combustível. Um número maior representa uma economia reforçada e otimização de recursos. Portanto, pode ser um fator de decisão.

Pense, ainda, se a manutenção é cara ou difícil, como acontece com os importados. Ter um modelo fácil de usar e de cuidar é a melhor alternativa para conseguir bons resultados enquanto estiver nas estradas.

Procure a opinião de outros caminhoneiros

Além de considerar todos esses aspectos, vale ouvir o que outros profissionais têm a dizer sobre o assunto. Ao pesquisar a impressão de caminhoneiros sobre certos modelos, dá para ouvir os especialistas antes de trocar de caminhão.

Pergunte a seus colegas de profissão se eles mudaram recentemente de veículo e o que pensam sobre a nova escolha. Colete as opiniões sobre marcas, modelos e características fundamentais — sempre adaptando à sua realidade.

Além disso, dá para usar a internet a seu favor. Com a pesquisa sobre o que pensam os usuários, você terá recomendações valiosas para tomar sua decisão.

Como encontrar os melhores preços de caminhões?

Depois de definir como fazer a troca, é o momento de buscar as melhores condições. Com bons valores, é possível tornar o investimento mais atraente e garantir que seus objetivos sejam alcançados.

Para não pagar mais que o necessário ao trocar de caminhão, veja quais são os meios para achar os melhores preços!

Defina o seu orçamento ideal

O conceito de “caro” ou “barato” depende do seu orçamento. Então, o ideal é começar definindo o quanto você pode ou deseja gastar. Desse jeito, dá para garantir que o investimento é viável para a sua realidade e que não vai atrapalhar sua atuação no mercado, por exemplo.

Veja o quanto tem guardado, o quanto pode usar da sua renda e quais são as situações confortáveis para o seu cotidiano. A partir disso, entenda qual é a faixa de valor que você pode pagar ao decidir fazer a compra.

Esse é o melhor jeito para não gastar demais e não terminar no vermelho, o que poderia comprometer seus resultados no trabalho.

Faça uma ampla pesquisa de mercado

Para ter condições diferenciadas, não dá para trocar de caminhão pelo primeiro que encontrar. Em vez disso, o ideal é procurar bastante as ofertas do mercado, em busca da melhor alternativa para as suas necessidades.

Faça um levantamento de preços entre vários modelos e marcas. Às vezes, um tipo de caminhão pode sair muito em conta se você escolher uma marca com preços populares.

As condições também mudam com o local de venda, então é interessante pesquisar as concessionárias. Desse jeito, você achará as melhores ofertas para a aquisição.

Considere a forma de pagamento

O custo total varia com a forma de pagamento. A maneira mais barata de trocar de caminhão é apostar em uma compra à vista, já que não há nenhum gasto extra previsto na transação.

No entanto, é natural não ter ou não querer comprometer tanto dinheiro de uma vez. Nesse cenário, é possível recorrer ao financiamento. Se for o caso, pesquise bastante a taxa de juros para não pagar além do necessário.

Outra opção é o consórcio. Nessa modalidade, você tem que esperar o sorteio ou tem que dar um lance atraente. Quando for contemplado, pode usar o valor da carta de crédito de uma só vez. Como não tem taxa de juros (apenas de administração), o custo é menor. Pondere as opções e escolha a ideal para sua situação.

Aproveite os incentivos para a compra

Para garantir que os caminhoneiros possam fazer boas aquisições, o governo oferece alguns subsídios na troca de veículos. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por exemplo, tem condições específicas.

A linha BNDES Finame traz condições diferenciadas para quem deseja fazer uma compra desse tipo. Com juros menores, os pagamentos também são reduzidos, o que ajuda a encaixar no orçamento.

Ao longo do tempo, surgem outras possibilidades de subsídio, então vale ficar de olho para encontrar as melhores alternativas.

Como negociar e fazer um bom negócio na troca do caminhão?

Além de achar um bom preço, a negociação permite ter boas condições ao trocar de caminhão. Ao executar essa ação corretamente, você tem a chance de diminuir o valor total e de tornar a compra mais interessante.

Com as orientações adequadas, dá para explorar as alternativas. A seguir, veja como fazer um bom negócio.

Dê o veículo atual como entrada

Um dos jeitos de conquistar um valor interessante é utilizar o seu veículo atual como “moeda de troca”. A ideia é dar o caminhão usado como uma espécie de entrada. O número é abatido do restante a ser pago, sem que você tenha que se preocupar com os trâmites da venda.

Normalmente, o valor do veículo é dado pela tabela Fipe para caminhões. Quanto melhores forem as condições dele, mais interessante é a sua avaliação. Então, é possível obter resultados positivos e um desconto importante no montante a ser pago ao final.

Adiante o máximo que puder do valor

Por falar nisso, sua capacidade de negociação cresce à medida que você adianta o valor a ser pago. Se oferecer 20% de entrada, por exemplo, terá mais chances de conquistar bons resultados que se der apenas 10%. Da mesma forma, pagar 50% de uma só vez torna tudo ainda melhor para o seu lado.

Na hora de trocar de caminhão, portanto, o recomendado é juntar o dinheiro para fazer o pagamento de forma antecipada, logo no começo. Isso vai diminuir os custos totais e evita o endividamento.

Se for possível, o valor pago à vista é ainda melhor. É por isso que, com o consórcio, você consegue grandes descontos, já que a compra é feita de uma só vez.

Use as características como argumento

Na hora de trocar de caminhão, também é interessante pensar em alguns aspectos para argumentar com o vendedor. Não importa se o veículo é novo ou usado, pois a ideia é explorar certas características a seu favor.

O design de um caminhão, por exemplo, não influencia sua função. Mesmo assim, afeta o preço. Cores que fogem ao padrão, como branco e prata, normalmente têm um preço menor. Então, você pode adotar esse argumento para obter descontos diferenciados.

No caso dos usados ou seminovos, qualquer modificação ou “reforma” já é o bastante para pedir um abatimento extra. Assim, fica mais fácil fazer um ótimo negócio.

Não se esqueça da documentação

Ao trocar de caminhão, você também deve se lembrar da questão referente à documentação. Será preciso emplacar e, dependendo do caso, transferir para o seu nome. Desse modo, há um custo extra.

Pensar nisso serve para buscar outras formas de obter uma redução no que será pago. Às vezes, não dá para chegar a um desconto no preço final, mas dá para negociar a documentação por conta de quem vende.

Leve isso em consideração para selecionar uma alternativa adequada e consistente com as suas necessidades.

Tome cuidado com preços muito baixos

Durante uma negociação para trocar de caminhão, é essencial ficar atento aos resultados desse contato. Se uma negociação parecer boa demais para ser verdade, desconfie.

Preços muito baixos ou condições excessivamente benéficas escondem algum problema com a compra. Portanto, fique de olho para não correr riscos desnecessários ou terminar com um veículo que não atende às suas expectativas.

Trocar de caminhão é a decisão adequada em diversos momentos e que influencia intensamente a sua atividade pelas estradas. Ao seguir todas essas dicas, você tem a oportunidade de realizar as melhores escolhas e obter ótimos resultados!

Se quiser conferir mais dicas, baixe nosso e-book gratuito e veja como se tornar um microempreendedor individual como caminhoneiro.

E-book: Caminhoneiro - saiba o passo a passo para se tornar um microempreendedor individualPowered by Rock Convert