Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades
Assunto

Caminhoneiro

Você pode dirigir quais categorias com sua CNH?

Dirigir CNH

Poucas pessoas sabem o que podem ou não dirigir com sua CNH. Essa dúvida é corriqueira e pode trazer dor de cabeça caso você dirija alguma categoria que não tenha permissão.

As categorias não sofrem alteração a todo instante, mas suas diversas restrições e detalhes devem ser observados. A categoria dos caminhões, ou seja, a E tem muitos detalhes técnicos. Confira tudo o que você precisa saber.

Categoria A

A categoria A enquadra veículos motorizados de duas ou três rodas. Por exemplo, motos e triciclos.

Categoria B

Mais famosa e possuída pelos motoristas, a categoria B engloba 4 rodas ou mais, desde que com peso até 3ton e meia ou até 8 passageiros mais o motorista. Por exemplo, carros e vans escolares.

A partir da categoria B é importante observar a questão do peso do veículo, pois pode variar dependendo da pesagem.

Categoria C

A categoria C é para veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total seja maior que três mil e quinhentos quilos. Por exemplo, pequenas carretas.

Categoria D

A categoria D é para veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares + o motorista. Exemplo, ônibus.

Categoria E

E a categoria E, é aí que complica…

É para combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.

Guia completo para ter segurança das estradasPowered by Rock Convert

Vai pegar a estrada de caminhão? Lembre-se de usar uma lona para cobrir sua carga. Na Loja Sansuy você encontra lonas de qualidade para seu negócio.

Muitos podem até estranhar essa tabela, porque tem gente que acha que a carta C não existe mais, muitas empresas não aceitam, preferem a D, mas para trabalhar com carga, não faz diferença ter uma ou a outra. A grande diferença entre elas é que para tirar a D o candidato precisa ter no mínimo 21 anos, enquanto a C já pode ser tirada aos 19.

Quero dirigir!

Para pegar no volante, a primeira coisa é saber ler e escrever e ter um documento de identidade.

Para habilitar-se na categoria C, é necessário estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, é necessário preencher os seguintes requisitos:

I – ser maior de vinte e um anos;
II – estar habilitado:
a) no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D; e
b) no mínimo há um ano na categoria C ou D, quando pretender habilitar-se na categoria E;

III – não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses;

Fonte: http://www.penaestrada.com.br/o-que-posso-dirigir-com-cada-categoria-de-cnh/

Saiba mais em nosso blog sobre vida de caminhoneiro. Veja as 9 verdades e 1 mentira sobre ser caminhoneiro.

E-book: Caminhoneiro - saiba o passo a passo para se tornar um microempreendedor individualPowered by Rock Convert